segunda-feira, 13 de julho de 2009

Comemore o dia do Rock e seja feliz

“Só não me xingue, só não me xingue de sub, sub o quê? Subproduto de rock! Será um tipo de nhoque? Alguém me dê um toque, o que é que quer dizer?” Cazuza e Frejat

1

O Rock é mais que um gênero musical, é um estilo de vida. A subversão enraizada nas letras e melodias já tirou a paciência de muitos pais e o juízo de muitos jovens. Desde 1954 quando o Rock’n’Roll fora descoberto por Bill Halley & His Comets, e no mesmo ano pelas mãos e pernas de Elvis Presley, começava a tomar forma e conteúdo, moldando-se e mantendo-se até hoje importante em qualquer conversa sobre música. O Rock pode ter sido açoitado por estilos chinfrins que se denominavam como tal, ou até relegado por outros estilos musicais, mas nunca caiu no esquecimento dos fãs.

É um gênero de nomes internacionais importantes como Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabbath, Ramones, Sex Pistols, The Clash, The Police, The Smiths, The Doors, The Cure, Jimi Hendrix, Metallica, AC/DC, Van Halen, Aerosmith, U2, R.E.M., Red Hot Chili Peppers, Radiohead, Kiss, Guns’n’Roses, Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, isso só citando alguns, pois a variedade de excelentes bandas é infinita.

De parte dos nacionais podemos citar Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Os Mutantes, Novos Baianos, Secos e Molhados, Blitz, RPM, Kid Abelha, Capital Inicial, Plebe rude, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Ritchie, Lulu Santos, Lobão, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Pitty, Cazuza, Camisa de Vênus, Engenheiros do Hawaii, IRA!, Skank, O Rappa, Biquini Cavadão dentre outros.

2

O Rock pode ser dividido em Rockabilly, Blues, Psicodélico, Progressivo, Heavy Metal, Hard, Trash, Glam, Hardcore, Gótico, Grunge, Indie e etc. No meu caso, não me importa qual o seu gênero preferido, desde que ele seja o Rock e não se iluda, como diz Chico Buarque em “Meu Caro Amigo”:  “Aqui na terra tão jogando futebol. Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll”.

Porque dia 13 de julho é dia do rock mesmo? Porque neste mesmo dia e mês no ano de 1985, Bob Geldof, vocalista de uma banda chamada Boomtown Rats, organizou um evento para que as pessoas dividissem sua benesse no intuito de reduzir a miséria e a fome na África. O Live Aid, organizado por Bob nas cidades de Londres/UK e Filadélfia/EUA reuniu nomes como Paul McCartney, The Who, Elton John, Elvis Costello, Black Sabbath, Sting, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madonna, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Rolling Stones e Queen. Escalação fantástica não?

3

A chama do Rock não se apaga porque está viva no coração de quem o curte, além das gravações de canções e imagens que não se perdem no inconsciente popular sempre voltando à tona. Outro trunfo são as produções cinematográficas como Escola de Rock, Tenacious D e Quase Famosos, seriados como House e Supernatural e jogos como Guitar Hero e Rock Band que divulgam e atraem a atenção da molecada e dos que não conhecem bem o roquenrou. Então, parafraseando Raul Seixas: “Let me sing, let me sing. Let me sing my rock'n'roll”.

Se for possível, vá a um show, se permita ver a banda fazer sua performance, o gelo seco adentrar suas narinas, as luzes inebriarem sua retina, a bateria e o baixo acelerarem seu coração e a guitarra hipnotizá-lo de forma sagaz. De preferência ao som de uma guitarra sexy com os acordes perfeitos de Angus Young do AC/DC - “For Those About To Rock (We Salute You)”.

Comemore, cante, dance, balance o corpo, toque guitarra, senão sabe tocar, faça um Air Guitar, o importante é celebrar!!!

4

6 comentários:

JACKROCKMETAL disse...

Otima materia meu camarada Cristiano! Uma unica resalva é que eu não considero Roberto nem erasmo Rock não...eles se aventuraram pelo rock..mas não tem ele correndo na veia! No mais..LONG LIFE ROCK AND ROLL!

Juninhogomes disse...

Excelente Post! Desde o comecinho com Bill Haley e o rei Elvis, passando por grandes nomes como os The Beatles!

O Rock, acredito eu, seja o único estilo que pode ser tão "sub-dividido" assim, de leve até Heavy.

Pode prestar atenção até no Rock Nacional que tem pouca semelhança com o inglês por exemplo, talvez o exemplo mais proximo seja o novo de Skank (Estandarte) que parece muito com o estilo de Oasis (Dig Out Your Soul).

Parabéns pelo blog, e viva o Dia do Rock ;D

Anônimo disse...

eu acho guitarra uma coias que dá um T...rs
adorei o post.bj
dk

@carolvicenzi disse...

Muito bom o blog, e esse post PERFEITO! Em poucas e ótimas palavras vc conseguiu traduzir o que é o rock'n'roll, principalmente no último parágrafo. Tá de parabéns!!! E viva o rock, não só hoje, SEMPRE!!!!! De Elvis a The Killers, o que importa é a batida...

Carlos Henrique. disse...

Cristiano;

Boa matéria. Acho, como foi comentado acima, que vc conseguiu traduzir em poucas palavras o amor pelo rock. Gostaria apenas que fazer uma observação no que diz respeito a extensa lista (e que bom que é extensa) de nomes nacionais que vc citou. Acho interessante colocarmos os nomes de The Fevers e Renato e Seus Blue Caps, pois são bandas originárias dos anos 60, que já venderam durante todo esse tempo milhões entre CD's e DVD's. A primeira com 44 anos de carreira. A segunda é ainda um pouco mais velha e já está entrando para Guiness como a banda mais velha em atividade.
Quanto ao que disse o Jack no que diz respeito ao Roberto e ao Erasmo Carlos, acho que tem que citar os nomes deles sim. Se eles tem o rock na veia ou não, é uma coisa, mas independentemente disso, eles tem toda uma importância para o rock nacional pois eles foram, ao lado de outros nomes, os grandes introdutores do rock na Brasil e o movimento Jovem Guarda prova isso.

Abraços a todos;
Carlos Henriue.

mulherpolvo disse...

Adorei o texto!! na hora que eu li, na recepção de um hospital do SUS, onde trabalho, pude viajar um piouquinho, repassando pela mente solos inesquecíveis de guitarra, versos, gritos e melodias.
Dia DE rock é todo dia, mas hj é dia DO rock, enfim, agora, na minha casa, vou escutar Jane's Addiction (STOP!) comemorar esta data querida e ficar um pouquinho mais feliz!
Obs: te linkei, viu?!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru