segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher: Um dia para comemorações mais acima de tudo para reflexões

Imagem: Rosa Luxemburgo - Inicio do século XX




Dia Internacional da Mulher! Poucas datas são tão significativas em nosso calendário. Um dia para comemorações e reflexões. Comemorações pelas várias conquistas alcançadas. Mas reflexões pelas conquistas que ainda não vieram. Um dia tão importante, que poucos e poucas tem a real noção de sua importância. Um dia que marca toda uma luta em defesa dos direitos iguais entre homens e mulheres. Inclusive no mercado de trabalho. Portanto a luta das mulheres, inclusive o significado do 8 de março está intimamente ligado à luta operária, ou dos trabalhadores ou ainda sindical, como queira.


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, redução na carga horária de trabalho de 16 horas para dez horas diárias, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de profissional.
A manifestação foi duramente reprimida. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Como podemos ver, se hoje cumprimos a carga horária de 40 horas semanais, ou 8 horas diárias, foi a custo de muito suor e sangue de trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo. Muitas foram a greves e muito foi o sangue derramado para que tivéssemos estes direitos reconhecidos. E graças a esta conquista, temos o período noturno para desenvolvermos as mais diversas atividades, como inclusive estudar e dedicar tempo à família, filhos etc... . A cada vez que você sair do trabalho pense nisto. Pense que muitos tiveram que dar sua vida para que hoje você cumprisse a carga horária que cumpre. E a morte dessas tecelãs, foi apenas um dos fatos ocorridos na história da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Mas atenção. É bem verdade que ainda existem setores da Iniciativa Privada onde a carga horária é de 44 horas semanais.
Mas se no setor privado existe diferença de salário entre homens e mulheres para o exercício da mesma função, no setor público, ao contrário do que muitos pensam, essa desigualdade também existe. Apenas ela se coloca de uma forma diferente. Pelo edital do concurso, o salário é o mesmo para homens e mulheres. No entanto existe uma outra forma de desigualdade. O número de homens ocupantes de DAS's, Cargos Comissionados e Funções Gratificadas é muito maior do que o de mulheres. Diante disso pergunto: Será que nós homens somos mais competentes que as mulheres? Claro que não. O que existe é o machismo encrustado na sociedade. Competência não têm sexo.

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Em vários locais do planeta, neste mesmo dia, são realizadas conferências, debates, reuniões e as mais diversas atividades cujo objetivo é discutir o papel da mulher no mundo atual. Há um esforço por parte do movimento feminista e de vários outros setores e forças políticas para tentar acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi feito. Mas ainda há muito o que fazer.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem votadas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos EUA.
1859 - Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
1869 - É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 - Criada no Japão a primeira escola normal para moças
1878 - Criada na Rússia uma Universidade Feminina
1901 - O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
1932 - As mulheres brasileiras conquistam o direito de votar e serem votadas em eleições.

Distorções do Dia Internacional da Mulher
Vejo com muita tristeza o que muitas vezes ocorre no Dia Internacional da Mulher. Muitas vezes, em lembrança a data, são realizadas neste dia oficinas de bordar, crochê e etc... . Quero deixar bem claro que não tenho nada contra essas atividades. No entanto, isto não mais é do que minimizar a importância de tal data. O dia em pauta, é para que façamos, como eu disse acima de tudo, uma reflexão sobre os avanços conquistados e problemas a serem enfrentados pelas mulheres na sociedade atual. Estes tipos de atividades nada mais são do que uma tentativa de desviar a luta das mulheres para atividades secundárias. Sem falar que tratam as mulheres com um total atraso. As mulheres de antes, como viviam para o lar, tinham que obrigatoriamente aprender tais habilidades. Hoje, ao contrário, as mulheres tem que ser preparadas para o mercado de trabalho. Por isso, estudam e se formam cada vez mais.
Que possamos lutar cada vez mais por um mundo mais justo e humano. Um mundo onde homens e mulheres sejam tratados de forma realmente igual e sem machismos. Cabe a cada um de nós, construir este mundo.
Termino este texto, parafraseando Rosa Luxemburgo, uma das principais referências na luta das mulheres em todo o planeta: "Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem"

Parabéns a todas mulheres;
Carlos Henrique.










1 comentários:

Camila Téo disse...

Gostei muito desta homenagem ao dia internacional da mulher.
O Carlos fez um texto sutil, informativo e ainda colocou a opinião no final. Opinião com a qual eu concordo totalmente... Me fez lembrar a música PAGÚ, na voz da Rita Lee com Zélia Duncan.
Um grande abraço a todos e parabéns pelo trabalho.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru