terça-feira, 9 de março de 2010

Brasília recebe exposição dos Gêmeos


Tem muito tempo que sempre ameaço de aparecer por aqui e nunca dou o ar da minha graça. Mas, dessa vez eu cheguei e trago uma dica de muito bom gosto para os brasilienses apreciadores das artes mais irreverentes. O novo trabalho dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, ou mais popularmente conhecidos como “Os Gêmeos”: a exposição “ Vertigem”.


O trabalho faz jus ao nome, ainda mais porque as obras são interativas com os visitantes. A exposição é original até pelo local, um cubo localizado no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília). Assim que atravessa a porta do pavilhão de vidro, que foi todo pintado para receber a mostra, o visitante é recebido por um rosto gigante da cor amarela.


O trabalho é mais personalizado do que se imagina, a cada localidade que os irmãos seguem, Vertigem é modificada. Em Brasília as obras tendem ser amarelas. Madeira, materiais reciclados, música e poesia resumem bem o objetivo dos Gêmeos.  Um grande painel ao fundo do cubo faz você viajar olhando de longe. Uma mistura de ilusão de ótica com impressão 3D.


São pequenos retalhos da vida cotidiana. Um casebre bem aconchegante com iluminação especial, onde podem entrar até 3 pessoa por vez para sentarem-se no sofá, admirarem a decoração peculiar e os objetos guardados em lugares ‘estranhos’.  Tem também um fusquinha que mais parece um ‘ninho de amor’, mas aí o aproveitamento é só de entrar e sentar. Por fora, alguns instrumentos musicais deixam o veículo ainda mais próximo do espectador.


Um submarino folheado a latas de tinta se destaca pela tecnologia. Tem que conferir para saber o que é. Mas a grande surpresa é uma cabeça de ‘miolo’ mágico.  A exposição aproxima o público do surreal, faz do imaginário uma realidade muito presente.


Em Brasília desde o último dia 2, a exposição Vertigem pode ser visitada até o dia 16 de maio de 2010 no Pavilhão de Vidro do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília (próximo à Ponte JK) de 9h às 21h. A entrada é franca e a diversão garantida! 
*Créditos da imagem: Portal do Rap Nacional

0 comentários:

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru