segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Prêmio Sharp-NaRotaDoRock 2009 por Cristiano Porfírio

Após tantos votos legais de colaboradores e amigos, está na hora que eu explicite minhas preferências.

- Programa de TV: Não curto TV, abro exceção para jornal, futebol, alguns desenhos e seriados. Minha TV serve apenas de monitor para jogos e filmes. =D

Melhor: Eu vou votar no canal Multishow, muitos programas interessantes, e para não dizer que fiquei em cima do muro, meu voto vai para Cilada com Bruno Mazzeo.

Pior: Vou votar no Pânico, acho afrontoso alguns quadros, não curto humor estilo Jackass e Hermes & Renato. Claro, tem coisas piores como Faustão, Xuxa, Márcia, Gugu e etc. Mas todos esses são Hour Concour de ruindade pelo péssimo conteúdo.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Série de TV: A alegria dos teletontos.

Melhor: Assisto várias séries, mas acompanhar mesmo, só acompanho 24 horas, Dexter e Lost. Meu voto vai para 24 horas e a menção honrosa para as duas citadas.

Pior: Seinfield, o que? Não existe mais? Que pena! Tá bom, então eu vou votar em Smallville, a saga do Super Homem frutinha começou até promissora, depois foram tantas escolhas toscas que devem corar até o maior fã do personagem.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Filme: Adoro votar nessa categoria, afinal, sou cinéfilo inveterado.

Melhor:
* NacionalA Mulher Invisível, dirigido Cláudio Torres e estrelado por Selton Mello, Luana Piovani e Vladimir Brichta, dá cores ao drama vivido pelo personagem de Selton de uma forma divertidíssima. A menção honrosa vai para Apenas o Fim, dirigido por Matheus Souza, que nos transforma em testemunhas na história de um rompimento amoroso do casal Tom (Gregório Duvivier) e Ela (Érika Mader).
* Internacional – O diretor James Cameron conseguiu novamente, a ficção científica Avatar deixa um legado tecnológico e evolutivo para a indústria cinematográfica, venceu o Globo de Ouro arrebatou fãs em todo o mundo e destronou Titanic do posto de filme mais lucrativo de todos os tempos. A expectativa agora é em relação ao Oscar®. A menção honrosa vai para Bastardos Inglórios, o diretor Quentin Tarantino nos delicia com a sua vingança inteligente e violenta contra o Nazismo. A continuação poderia se situar na Câmara Legislativa e no Governo do Distrito Federal. O que acham?

Pior:
* NacionalEra Uma Vez dirigido por Breno Silveira, não que seja o pior filme nacional do ano, mas comparado aos outros ótimos lançamentos de 2009 e por sustentar a dualidade ricos contra favela e divulgar o funk merece lugar na lista.
* InternacionalMaria do Bairro Origens: Wolverine ou oficialmente conhecido como X-Men Origens : Wolverine em razão de tanta pompa e circunstância é o pior do ano, sem dúvidas. Interpretações e ideias ridículas em um roteiro digno da novela Maria do Bairro. A menção desonrosa para Atividade Para Um Anormal, oficialmente conhecido como Atividade Paranormal, outro vergonhoso exemplo de como o hype pode atrair ‘bestas’ para somar na bilheteria de uma coisa tão tosca e sem nexo.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Atriz: Uma categoria que ser tchutchuca não é o suficiente para ganhar, vide os casos de Luana Piovani e Megan Fox.

Melhor:
* Nacional – Detesto novelas e acho a Cássia Kiss muito chata, e como uma coisa não tem nada haver com outra, nas poucas vezes que assisti a novela Paraíso, admito que Cássia no papel da beata Mariana era impressionante.
* Internacional - Mélanie Laurent no papel de Shosanna em Bastardos Inglórios, a francesinha conseguiu repassar para a platéia cada minúcia de sua personagem.

Pior:
* Nacional – Essa é fácil! A Xuxa, não sabe cantar, quiçá atuar. Escolha fácil! #pieceofcake.
* Internacional - Lindsay Lohan como diria a canção do Camisa de Vênus: ‘Ôôôô criança, isso é só o fim, isso é só o fim!’ Já foi uma atriz promissora, hoje é uma atriz canastrona com uma promissória.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Ator: Homem tem que servir para alguma coisa né?

Melhor:
* Nacional – Incondicionalmente Selton Melo, pelo seu papel esquizofrênico e platônico no delicioso A Mulher Invisível. A menção honrosa vai para Tony Ramos (Se Eu Fosse Você 2), impagável no seu papel pseudo feminino. É o que salva o filme da catástrofe total.
* Internacional - Christoph Waltz (Bastardos Inglórios), o nazista que tudo vê, rouba em 10% o filme explendidamente atuado também por Brad Pitt que recebe menção honrosa.

Pior:
* Nacional – O cantor Daniel pelo Menino da Porteira. Ok, não vi o filme, mas ele também foi ruim na novela Paraíso, então merece meu voto. O voto é meu, vai em quem eu quiser.
* Internacional - Sacha Baron Cohen por fazer novamente um filme – brüno – ruim de doer. A menção desonrosa vai para Daniel Radcliffe, não aguento mais essa cara de coitadinho que não sabe manusear uma varinha. Ainda bem que a Hermione (Emma Watson) salva a rapadura na saga Harry Potter.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Teatro: Difícil votar nesta categoria, porque eu sou extremamente tradicionalista.

Melhor: Apesar de Hermanoteu na Terra de Godah não ser um espetáculo exclusivamente de 2009, meu voto vai está decretado, em razão de sempre sofrer adaptações que atualizam o texto e também, pelo maravilhoso DVD.

Pior: Falta tanto apoio que é difícil votar em alguém como pior. Respeito ao teatro!

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Rádio: Meus votos vão para um programa e uma estação.

Melhor: Programa Cult 22 da rádio Cultura, 100,9. São 18 anos quase sem apoio, divulgando o roquenrol em todas as suas vertentes.

Pior: ClubeFM, a antiga 105FM, por continuar defenestrando na nossa cultura já tão pobre e combalida.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Show: Momento que exige reflexão, não posso correr o risco de ser injusto.

Melhor:
* Nacional – Voto múltiplo: Ultraje a Rigor e Biquini Cavadão no Festival de Inverno, Os Paralamas do Sucesso e Tributo a Legião Urbana no Porão do Rock e O Rappa no aniversário do Sindjus.
* Internacional – Voto múltiplo: Faith No More em Belo Horizonte, Iron Maiden no Mané Garrincha e Bajofondo na Sala Villa-Lobos.

Pior:
* NacionalCachorro Grande e seu ataque de ‘pelanca’ em pleno palco do Porão do Rock. Ninguém merece presenciar chilique contra os técnicos de som!
* InternacionalLauren Harris, filha de Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, deve dar vergonha até no pai colocá-la para abrir os shows do “donzela de ferro”.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Álbum: Um ano divertido para a música.

Melhor:

* Nacional – Meu voto mainstream vai para Brasil Afora (Os Paralamas do Sucesso), um delicioso disco que mistura o pop rock brazuca com temperos de ritmos nacionais. No universo underground voto no álbum Life Is a Big Holiday for Us (Black Drawing Chalks), o segundo álbum da banda goiana de stoner rock. Recomendo. A menção honrosa Quase Não Dói (Izmália) essa gauchinha comanda.

* InternacionalThem Crooked Vultures disco homônimo e empolgante de uma banda formada nada mais nada menos que por John Paul Jones (Led Zeppelin), Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Dave Grohl (Foo Fighters). As menções honrosas vão para os álbuns No Line On The Horizon (U2), Black Gives Way to Blue (Alice In Chains), Backspacer (Pearl Jam) e Sonic Boom (Kiss). O ano de 2009 sem dúvida de grandes álbuns gringos.

Pior:

* Nacional – A escolha fácil é o disco homônimo de Mallu Magalhães, assim como NXZero e etc, etc; vou votar pela decepção com o álbum Chiaroescuro da Pitty. A baianinha começou bem com o single ‘Me Adora’, mas o disco se perde em alguns momentos ao flertar com temas sombrios pincelados em doses de emo rock. Desculpe-me a heresia ao misturar as palavras emo e rock na mesma frase. Por favor, desculpe!

* InternacionalThe Resistance (Muse) pela personalidade #fail, tentando soar como opera rock.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Música: Canções? Ouço a todo o momento!

Melhor:

* NacionalNossa Que Cabelo Bonito (Ultraje A Rigor) esta canção foi lançada nos bastidores da web e merece ser descoberta, ultrajantemente divertida e a rigor para quem tem cabelo feio. A menção honrosa vai My Favorite Way (Black Drawing Chalks), rápida, rock e com refrão chiclete, assim, como toda música teria que ser.

* InternacionalDead End Friends (Them Crooked Vultures) a envolvente canção com o casamento perfeito de guitarra e bateria dá tom a melhor canção de 2009. A menção honrosa vai I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight (U2), que é belíssima, lírica e com um videoclipe em animação perfeito (veja aqui).

Pior:

* NacionalShine Yellow (Mallu Magalhães) a canção carro chefe do lançamento do segundo disco da moça, prega segundo a crítica, o amadurecimento. Continuo achando ruim e com um vocal irritante.

* InternacionalFly (Wanessa Camargo feat. Ja Rule) em 2009 tivemos muita música ruim, mas uma brasileira meia boca tentando fazer som de gringo meia boca, definitivamente não dá! Fly? Sim para longe de mim, por favor.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Esporte: A categoria mais barbada de todas!

Melhor: Flamengo hexacampeão na última rodada, amplificando o sofrimento e a glória pela conquista.

Pior: O doping da amarelinha Daiane dos Santos, algo deprimente para alguém que busca o status de ídolo do esporte nacional.

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Texto do N.R.D.R.: A mais difícil de votar.

Melhor: Se eu voto em mim, posso soar pedante, alguns textos meus como o show do Faith no More em Belo Horizonte, assim como a cobertura do 3º Festival de Inverno foram bem elogiados. A estréia do Carlos Henrique tecendo suas opiniões sobre cultura também é um bom exemplo. Para votar, ok, voto no do Carlos então.

Pior: Acho ruim textos que não opinam diretamente sobre eventos e/ou lançamentos, prendendo-se simplesmente a informações oficiais que podem estar em qualquer lugar no vasto universo do WWW. Quando for oficial ou cópia, o legal seria citar a fonte, eu mesmo às vezes publico algo parecido, então coloco a informação Release oficial, mas é uma coisa que tem que ser definitivamente banida deste espaço. Além da informação, este é um veículo de opinião!

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Blog: Milhares e milhares de informação, como escolher?

Melhor: Na escolha deste ano, vou indicar um ótimo blog para quem coleciona filmes: O Blog do Jotacê. Tem dicas de promoções, equipamentos e está antenado a última tendência de vídeo, o blu-ray.

Pior: O Judão havia perdido o charme, o tom ácido e a diversão. Continua sem nenhum deles e com piadinhas do estilo Pânico e Hermes & Renato. Informativo, mas sem graça!

-+----------------------=-@-=----------------------+-

- Categoria randômica (o votante escolhe): Quem é que manda aqui?

Melhor: O blu-ray que está ‘pegando’ no mundo todo, inclusive no Brasil, já é uma realidade com os preços caindo, e duas fábricas irão produzi-los no país, prometendo preços competitivos.

Pior: O escândalo no GDF e na Câmara Legislativa, provando que não podemos confiar nos políticos. O nosso governador Arruda, com uma gestão acima da média, preferiu a ganância, e com esta merda toda, não poderá concorrer no próximo pleito e o pior, ainda abre espaço para o maior canibal de Brasília de todos os tempos: Roriz. Lamentável!

3 comentários:

Daniel Farinha disse...

Falaste mal de Seinfeld, herege!!!!!! Estás fadado a ser assessor de imprensa do Arruda... hauehauehauhe

Carlos Henrique. disse...

Obrigado pela parte que me toca.

Abraço;
Carlos Henrique.

Na Rota Do Rock disse...

Daniel Farinha, cara, Seinfeld é ruim mesmo! huahauha

Carlos Henrique, por nada, continue com seus bons textos.

Abração a todos!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru