sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma Análise Sobre o Filme Lula, o Filho do Brasil

Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, em cartaz em todo o país, é um filme para entrar para a história. Retratar a vida de um Presidente da República não é necessariamente uma novidade. Mas nunca da forma como é retrada a vida de Lula.

Em primeiro lugar, como falar da vida pobre e humilde na infância de um presidente, se nunca tivemos um que estivesse estado nessa condição? Não como Lula, um nordestino, do interior de Pernambuco que nasceu numa pequena cidade pobre no meio do semi-árido brasileiro e que migrou em um caminhão "pau-de-arara" do nordeste para o sudeste na busca de uma vida melhor, como milhões de brasileiros já o fizeram nestes mais de 500 anos de idade que nosso país possui.

A fase de Lula já na adolescência, mostra um jovem trabalhador que ajudava no sustento da família.

Veio o violento e opressor Regime Militar e anos depois, influenciado por seu irmão, Lula começa a vivenciar as suas primeiras experiências já então como sindicalista. Posteriormente, inicia uma verdadeira transformação na política sindical do sindicato dos metalúrgicos do ABC, quando então é preso e fichado pelo DOPS (hoje ABIN) um dos órgãos de repressão do regime.

Mas ao mesmo tempo que vive tais questões sociais, vive outras igualmente importantes em sua vida particular.

O filme trás informações de destaque sobre sua vida e sobre a vida política do país. E neste sentido, vale ser assistido tanto pelos defensores do presidente como por aqueles que não apreciam seu governo.

Não sou um eterno fã do governo atual com o qual tenho concordâncias e discordâncias. Mas algumas coisas são fatos:

1 - A eleição de Lula, representou um fato político importantíssimo quase único no mundo. Comparável apenas a eleição de Lech Walesa, em 1990 na Polônia, outro líder de origem sindical e perseguido político em seu país.

2 - Como já dito no início deste texto, pela primeira vez temos na presidência da república, alguém de origem tão humilde. Um trabalhador no sentido literal e não um empresário ou qualquer outro representante da oligarquia deste país. Algém que sentiu na pele o que é pobreza, o que é ter fome.

3 - Lula é um personagem influente da história brasileira e mundial. Com seu trabalho, ele influenciou milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

Para aqueles que não admiram o personagem principal da película, fica o convite para que a assistam e a analisem apenas pelos fatos apresentados. Que a analisem apenas como um filme que pode entrar para a história da cinematografia brasileira pela sua qualidade enquanto obra.

Direção:
Fábio Barreto

Elenco:
Rui Ricardo Diaz (Lula)
Glória Pires (Dona Lindu, mãe)
Milhem Cortaz (Aristides, pai de Lula)
Cléo Pires (Lurdes)
Juliana Baroni (Marisa Letícia)
Lucélia Santos (Professora)

BRASIL – 2009
Duração: 128 minutos

Abraços a todos;
Carlos Henrique.

0 comentários:

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru