terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cultura nas Cidades no Guará, como foi? Foi, demais!

IMG_0316

O projeto Cultura nas Cidades da Secretaria de Cultura (GDF), realizado com o apoio da Casa da Cultura e da Administração Regional do Guará, aportou na referida cidade satélite com muita pompa. O evento inicialmente teria a apresentação de Jorge Ben Jor – cancelado três vezes pelo próprio artista – recebendo em substituição o grupo O Rappa, que encerrou a noite com muita energia. Os outros shows ficaram por conta das bandas Pé do Cerrado, Levitas, Jah Live e Homem de Pedra, grandes conhecidas nos palcos de Brasília.

IMG_0430 A animação e paz davam o tom ao Cultura nas Cidades, e quem não foi por que era de graça, perdeu. Pode ter certeza! A estudante Mariana Azevedo, 21, antes da apresentação d’O Rappa definiu o evento desta forma: “nossa, estou orgulhosa do Guará, adorei os shows que rolaram até agora. Amei o Jah Live. Agora é a vez d’O Rappa e vai ser emocionante, apesar do atraso”. Ela tem razão, realmente atrasou, mas os percalços são esperados em qualquer projeto. Nesta empreitada é muito melhor enaltecer as qualidades, inclusive o som cristalino e o Teatro de Arena que passou no teste, mostrando-se um ótimo espaço para eventos e elogiado também pelo público. Em relação a este, penso que estava estimado em 3.000 pessoas, mas como todo penso é torto, posso estar errado. Matemática, cálculos e afins não é meu forte pode acreditar.

UPDATE: O Luciano da produção me informou que segundo cálculos da Polícia Militar, o público estava estimado entre 7.000 e 8.000. Acho exagerado, mas como eu disse, sou péssimo com números.

Vale destacar também a simpatia e presteza do gestor da Casa da Cultura Rafael Souza e do seu fiel escudeiro Luciano Monteiro, além do produtor d’O Rappa, Ricardo "Tenente" que nos garantiram acesso aos bastidores para esta cobertura. Tinha uma pessoa lá da organização, uma menina bonita, que quando de posse das credenciais, se achou a rainha dos seus escolhidos e tentou nos podar. Não conseguiu, ainda bem! Graças aos citados acima. Obrigado!

O Rappa

IMG_0154 O grupo subiu ao palco as 22h40. O vocalista Marcelo Falcão já foi dando o seguinte recado: “O Botafogo nos ajudou, mas o Flamengo não fez a parte dele. Mas o campeonato não acabou não”. A galera foi ao delírio, tanto a torcida arco-íris quanto a massa rubro negra. A banda ataca de “Meu Mundo é o Barro” do cd 7x (2008) e vai perfilando um hit após o outro, extasiando a platéia, prestigiando-a com 15 canções – setlist abaixo –, que buscou revisitar toda obra do grupo. Em mais ou menos 1h30 de apresentação, satisfação era a palavra chave, naturalmente impressa em cada um dos presentes. Uma chuva rápida e suficiente para aplacar o calor abençoou a galera que estava curtindo a apresentação, uma salva de palmas aos céus.

No camarim, a banda estava feliz com o resultado e elogiando o público e espaço. O Guará passou no teste, espero outros grandes eventos.

Marcelo Lobato era um dos mais empolgados no camarim, e aproveitou para discotecar colocando o “roquenrol” para tocar no seu Ipod devidamente conectado a um dock potente. Faith no More e Black Sabbath eram algumas das bandas boas na playlist do músico que nos prometeu uma entrevista. Espero que aconteça nesta sexta, já que a banda estará de volta para se apresentar no festival Cerrado Virtual, saiba mais aqui.

Setlist:
Meu Mundo é o Barro
O Salto
Reza Vela
Lado B Lado A
Meu Santo Tá Cansado
Minha Alma
Mar de Gente
Monstro Invisível
Me Deixa
Vapor Barato
Hey Joe
Súplica Cearense
Rodo Cotidiano
O Que Sobrou do Céu
Pescador de Ilusões

Álbum Fotográfico

IMG_0347IMG_0170 IMG_0207IMG_0243 IMG_0294IMG_0325

Clique nas fotos para ver em uma melhor resolução.

Crédito das fotos: Cristiano Porfírio

P.S.: Foram algumas das piores fotos que eu já cliquei em shows. “ever” =(

2 comentários:

Anônimo disse...

caro cristiano, obrigado pela cobertura do evento?
pode me ceder algumas das fotografias?
grande abraço,
Rafa
Casa da Cultura do Guará
rafael@jornaldoguara.com.br

Idaiany disse...

Olá,
Queria uma foto que tirei tem como me mandar? Tem eu minha Irmã uma amiga e uma amigo estavamos no palco...
Daya_popo@hotmail.com
bjus!
Obrigada!!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru