terça-feira, 8 de setembro de 2009

Repertório Musical

Antes de começar, agradeço o convite do Cristiano Porfirio, para colaborar com o N.R.D.R. O cenário da música independente está mais nítido a cada dia. Graças à internet, qualquer banda pode divulgar seu trabalho, seu som, de graça e ainda pode ganhar uma grana com downloads de suas músicas. É através da internet que bandas independentes dão o ponta pé inicial na divulgação do seu trabalho.

Tudo certo, até aqui nada tão novo. Então por que será que a maioria dessas bandas ficam apenas na internet? Existem vários fatores para isso, mas neste post vou ressaltar apenas um deles. Não sou produtora musical, mas há alguns dias atrás escutei de um produtor que o repertório que uma pessoa, dupla ou banda escolhe, faz toda diferença!

Cada voz, cada timbre tem a sua peculiaridade e se “adequa” mais a um tipo de música. Algumas bandas infelizmente, não tem produtor musical, ou se tem ele não é um bom profissional, daí o repertório fica bem ruim. Vamos começar com a banda Fistations, uma banda que faz um som punk rock. Vejam o que eles dizem no release (um resumo) da banda no Trama Virtual:

“Tal qual Malcon Mclaren montou os Pistols e os jogou no mercado, o Zona Punk Compact Discs apresenta pro Brasil a mais nova” grande farsa do rock n' roll “: Firstations. Se você acha que o cenário está perdido por causa do estabilishment de franjas e munhequeiras cor-de-rosa, agarre-se à salvação.O grupo apresenta punk rock com influências 77 e 94, duas gerações se encontrando em prol da perpetuação do legado da música punk, dando novo gás ao cenário brasileiro .O Firstations já chegou as lojas com o seu debut-album “Punk Rock Station” com o melhor da música punk em 18 faixas energéticas e não se desculpa por isso.”

Eles são bem engraçadinhos não é mesmo? E agora vem minha crítica: os caras gravaram TODAS as músicas do repertório em inglês! Isso mesmo gente, em inglês! Nada contra bandas que gravam uma ou outra música em inglês, é bacana. Mas, no cenário underground onde as bandas geralmente não obtêm sucesso comercial ou uma visibilidade nos meios de comunicação (com exceção da internet), como uma banda que não é conhecida grava um cd com o repertório todo em inglês!!! É difícil de entender, mas para quem quiser conferir o som deles clique aqui.

Agora vem uma banda que mudou o seu repertório, o seu estilo musical: Forfun. No início a banda tinha um estilo emocore, punk rock, com letras bem centralizadas em conflitos amorosos e curtição. Em 2007 a banda gravou o cd “MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock” um álbum produzido pela MTV que reuniu Forfun, Fresno, Moptop, Hateen e NX Zero. A banda conseguiu um enorme reconhecimento com a gravação deste cd. Em 2009 a banda lançou o disco "Polisenso”, que veio com uma sonoridade bastante diferenciada dos outros álbuns, tendo agregado ao som muitos elementos eletrônicos, e elementos dos mais diversos ritmos, como o reggae, o dub, o funk e ritmos latinos.

No que diz respeito às letras das canções, a banda adotou uma postura mais séria e crítica, falando de liberdade, espiritualidade, questionando os valores da sociedade moderna e até alguns ataques à história do Brasil e de toda a América do Sul (na música “Escala Latina”). Compare dois trechos de músicas da banda para vocês terem uma idéia da diferença:

Cara esperto (antes da mudança): “Não sei por que minhas pernas tremem e eu perco o ar, quando pego o elevador. Você mora no décimo primeiro andar, no fim do corredor. E eu finjo que tanto faz, por mim tá tudo bem, será que viro o boné pra trás ou fico sem?As flores são legais, o meu cartão também, mas quando eu toco a campainha e você vem”.

Escala Latina (depois da mudança): “Navios negreiros não cruzam mais o oceano, mas o trabalho e o dinheiro continuam escravizando. Impondo ao mundo a cultura do capital, materialismo, acumulo e o pensamento individual. Abstrairei os ataques da propaganda e os valores egoístas que eles vêm para pregar. A mentira secular de trabalhar para viver e a rotina angustiante de viver pra trabalhar”.

Diferente não é? Se você quer ouvir o novo estilo musical do Forfun clique aqui.

Quando o repertório utilizado pelo músico, está em um nível muito diferente do repertório que as pessoas de um certo grupo tem o costume de ouvir, existe incompatibilidade de níveis de repertório e a apreensão por parte das pessoas que escutam tal música, fica bem difícil. E você, conhece um músico, uma dupla ou uma banda que tem um péssimo repertório, ou que mudou de repertório e ficou bem melhor? Comente aqui!

4 comentários:

Paulo disse...

Repertório é basicamente tudo, não adianta fazer um cd com 15 músicas e dentre elas somente 1 ter um potencial.

=*

Carlos Henrique. disse...

Michelle;

Muito bom a sua postagem. Das melhores que já vi aqui. Não conheço as bandas citadas. Mas gostei do vi.
Concordo plenamente com o que vc falou a respeito de se gravar um CD/DVD todo em inglês. Acho um absurso. Sei que isso não quer dizer que a banda não seja boa, mas dá um tempo. Os sociólogos dizem que o maior patrimônio de um povo é a sua língua, e eu concordo plenamente. Assino em baixo. E nós não valorizamos a nossa. Uma pena que sejamos tão povinho e colônia ainda.... . Sim, porque isto é um reflexo da nossa cultura de colônia. O uso de nomes de condomínios e prédios em outras línguas (como está bem em moda hoje) também é outro absurdo.Bom, mas isso merece uma reflexão mais profunda que talvez não dê para fazer aqui.

Carlos Henrique.

Cristiano Porfirio disse...

A qualidade é o motivo por eu ter convidado a Michelle, que sem delongas estreou bem. Espero ter o prazer de continuar lendo suas matérias.

Beijão e parabéns!

Cristiano Porfírio

Michelle Macedo disse...

Obrigada pelo elogio ao post Carlos Henrique. E mais uma vez Cristiano, obrigada pelo convite para colaborar com o N.R.D.R.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru