terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Golpe Militar em Honduras - Fora Golpistas

Conforme todos acompanharam pela mídia brasileira, em junho deste ano, o presidente hondurenho legitimamente eleito, Manuel Zelaya, foi deposto por forças militares e direitistas de Honduras.
Pois bem. Tal ato, por si só, já significa um ataque brutal contra a democracia daquele país e dos demais países da América do Sul e Central. Imaginem se a moda pega. Imaginem se a cada vez que um presidente fôr eleito pelo voto direto e contrariar determinados interesses de grupos fortes econômica e politicamente for deposto... . E observem que o nosso continente tem todo um histórico de ditaduras militares onde todas foram impulsinadas pelos EUA, com o intuito de impedir o crescimento do socialismo. As ditaduras em nosso continente, fazem parte de um passado recente, mas ainda assim passado. Fazer uso de uma para atender a determinados interesses, é retroagir no processo democrático em curso na maior parte do planeta. É perder o bonde da história.

Motivos que Levaram ao Golpe

Apesar de suas credenciais de centro-direita, Zelaya, após ser eleito se afastou de seus tradicionais aliados, entre eles os EUA. Se aproximou aos poucos de Hugo Chávez e outros países componentes da chamada 'esquerda bolivariana', como Equador, Bolívia e Nicarágua. Ao fazer isto, contrariou interesses americanos.
Neste ano, tentou organizar um referendo para aprovar a realização de um plebiscito constitucional em Honduras, que permitiria a reeleição. Mas não era candidato a mais um mandato como presidente. A medida valeria apenas para o próximo ocupante do cargo.
Um referendo, como foi proposto pelo mesmo, poderia ou não aumentar a reeleição para o próximo presidente e caso aprovasse, tal proposta ainda seria submetida à uma Assembléia Constituinte. Vale dizer, que no congresso Zelaya não tem maioria. Onde está o erro? E mesmo que Zelaya tenha cometido algum, isto justifica um Golpe de Estado e a conseqüente implantação de uma ditadura militar, ou governo militar como queiram?
E como se não bastasse tudo isso, as tropas hondurenhas no dia de hoje, ameaçam invadir a embaixada brasileira no citado país para prender Zelaya. Sendo que terreno de embaixada é terreno livre e uma possível invasão fere acordos internacionais feitos através da ONU. Na realidade, o Brasil apenas concedeu asilo político ao presidente deposto o que está em acordo com os direitos humanos mais elementares. Inclusive, durante a ditadura militar no Brasil, diversos militantes políticos que hoje são lideranças políticas no nosso país, recorreram a tal ajuda em várias embaixadas de outros países. Inclusive alguns destes hoje são parlamentares do DEM e do PSDB que hoje tanto criticam a atitude do governo brasileiro de conceder tal ajuda ao líder daquele país. Mesmo que fosse um equívoco do Brasil, como criticar se eles mesmos já se valeram disto? Quanto incoerência...
As forças militares, direitistas orquestraram o golpe. Entretanto, é possível que os Estados Unidos estejam também por detrás. É necessário e urgente, devolver o posto ao seu legitímo ocupante.
Quando pensamos que o espírito ditatorial e golpista já não se fazia mais presente na América do Sul e Central, nos deparamos com tal situação.

P.S: Estive sem postar nestas últimas semanas devido a problemas de saúde na família. Meu pai foi acometido de uma grave infecção no cérebro o que o levou à UTI. Quero agradecer ao Cristiano, ao Wellington e a Elicele pelo apoio dado a minha pessoa. É muito bom saber que se tem amigos de verdade.
Abraços a todos;
Carlos Henrique

4 comentários:

Cristiano Porfirio disse...

Bons fatos, ótimo texto. Parabéns!

Anônimo disse...

Está ótimo, gostei da coluna sobre o golpe militar em Honduras. Não podemos deixar essa praz se proliferar. Se vingar em Hondoras também certamente irá vingar em outros países, especialmente da América Latina, que sempre foi um quintal dos EUA e por isso implantaram os regimes sanguinários. O fascismo não é coisa do passado, estamos vendo inúmeros políticos de extrema direita, especialmente PSDEB e DEM apoiando os golpistas. Eles dão esse apois de forma disfarada, de forma indireta, criticando o Lula, porque ele dá abrigo ao Presidente Manuel Zelaya. Os golpistas agem de forma enrustida, exceto a rede Globo, que no dia de hoje defendeu abertamente os golpistas de Honduras através do Alexandre Garcia e da Mírim Leitoa.

Anônimo disse...

A Míriam Leitão é horrível...
Discordo de quase tudo que ela fala.
Ela é uma economista conservadora e no sentido negativo.

Carlos Henrique disse...

O comentário acima é meu

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru