terça-feira, 11 de agosto de 2009

Você conhece as maiores bandas de Brasília? [Twitter]

Plebe O Rock de Brasília não tem importância apenas na cidade que lhe serviu de berço, o som inteligente e envolvente que brotou do tédio da juventude e da sequidão do cerrado ajudou a consolidar o Rock Brasileiro (BRock), que foi derrubando a pancadas sonoras as fronteiras de norte a sul do país e tomando de assalto uma mídia incrédula que antes, acreditava apenas em artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee e etc.

A importância de bandas dos anos 80 como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial conferiram a Brasília a alcunha de “Capital do Rock”. Termo em nenhum momento considerado exagerado, levando-se em consideração que na retomada do rock nacional na década de 90 por bandas novas, Brasília depositou novamente no cenário “Brock” destaques como Raimundos, Maskavo Roots e Little Quail.

Paralamas A lista das melhores bandas de Brasília elaborada via usuários do Twitter, tem uma presença interessante. A d’Os Paralamas do Sucesso, o grupo possui dupla cidadania (Brasília/Rio). Foi na Capital Federal que Herbert Vianna especializou-se na arte de tocar guitarra, colocou pilha em Bi Ribeiro para comprar um baixo e trocou figurinhas com os amigos Renato Russo, Dinho Ouro Preto e etc sobre os caminho dos Rock. Mas na verdade, foi no Rio de Janeiro que o grupo foi formado. O fato é: a simbiose Brasília/Paralamas é tão forte e perfeita que ninguém tem coragem de dizer o contrário. Tanto que Herbert Vianna foi o responsável pelas gravações da Legião Urbana e Plebe Rude. Um padrinho e tanto!

Legião O primeiro lugar concedido a Legião Urbana não é nenhuma surpresa. A banda liderada pelo messiânico Renato Russo até hoje encanta pelas suas letras fortes e marcantes. Os votos subsequentes também não nos deixa pasmos, mesmo para a 4ª colocação consignada a Móveis Coloniais de Acaju que possui um enorme público no DF e aos poucos vai ficando conhecida Brasil afora.

OBS.:Aborto Elétrico é um caso excepcional. A banda de Renato Russo mais e Flávio, os irmãos Lemos do Capital Inicial nunca gravou nada, mas gravou sua importância para o rock do DF.

Ainda não aconteceu a 3ª explosão de bandas, desde o ano 2000 estou aguardando. Já temos bons candidatos como ETNO, Gonorant$, Brown Há, Rafael Cury, Gilbertos Come Bacon, The Pro, Rocan e muitas outras, vou parar por aqui, porque eu poderia passar um tempão listando.

P.S.: As escolhas das bandas não era por uma enquete convencional com os nomes já escritos para as pessoas votarem, elas indicavam os nomes.

Saiba mais, leia os livros:

*Renato Russo – "O Filho da Revolução" - Autor Carlos Marcelo - Editora Agir.
*Diário Da Turma Rock De Brasília - Autor Paulo Marchetti - Editora Conrad.
*Os Paralamas do Sucesso - Autores Arthur Dapieve e Mauricio Valladares - Editora Senac Rio.
*Os Paralamas Do Sucesso - Autor Jamari França - Editora 34.

Outra fonte boa para entender a formação do Rock anos 80 e como Brasília participou deste processo, assista o documentário Paralamas em Close-Up. É espetacular. Vira e mexe é exibido no Canal Brasil.

Colocação das bandas:

Col.

Bandas

Votos

Legião Urbana

30

Plebe Rude e Raimundos

23

Capital Inicial

18

Móveis Coloniais de Acaju

11

Os Paralamas do Sucesso

8

Aborto Elétrico, Maskavo Roots e Natiruts

5

Detrito Federal e Little Quail and the Mad Birds

4

DFC, Etno e Gonorant$

2

Alma D'Jem, Beto Só, Black Drummer Band, Brown-HÁ, Bulimia, Cadabra, Câmbio Negro, Capotones, Celso Salim, Disco Alto, Elffus, Gilbertos Come Bacon, Khallice, Lafusa, Manifesto Blues, Misty Mountain, Mr Magoo, Os Cabeloduro, Rafael Cury, Rumbora, Sapatos Bicolores, Sentupé, Uga-Buga e Watson

1

Conheçam e sigam esses parceiros (basta ir clicando em cima de cada um dos nomes abaixo):

@ale_mercado / @AlexandrePaiva / @AnaGouvea / @andrepelotas / @Biofa / @campos11 / @cavallote / @cele75 / @christianbleffe / @desa82 / @fabio_silva / @grafhael / @guinhazinha / @iaia36 / @IasnaraAmorim / @jackrockmetal / @jessicammacedo / @Jiwaggo / @lanadiasfer / @lbaptista / @liahack / @LivioLuna / @lux4h / @lygie_lv / @marcusvflacerda / @mulherpolvo / @mynameiswell / @nandamesquita / @nandodutra / @Nattyui / @pathydf / @proveisso / @rafacalixto / @rafaelbiguetti / @renatomontilla / @shisuii / @Talktomehoney / @Toti_W / @vidahc / @ViviMiyakawa / @willmota123

Abraços pros manos e beijos pras minas!

Cristiano Porfírio

11 comentários:

Tiago Palma disse...

É uma honra muito grande ver o nome da minha banda considerada em uma lista tão nobre sobre o cenário histórico de Brasília. Espero poder contribuir mais ainda pro nome da cidade com o futuro do ETNO. Muito obrigado por este momento.

Sandro Cavallote disse...

Putz... só eu votei no Rumbora! :)

Iasnara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Henrique. disse...

Boa iniciativa. É espetacular e surpreendente a colocação de Móveis Coloniais de Acaju. Na frente de bandas como Paralamas e Maskavo. Bandas que ganharam repercusão através de grande mídia nacional. Parabéns!

Carlos Henrique.

William Mota disse...

ficou muito bom, me agrada ver móveis em quarto lugar. abraço!

Unknown disse...

Kd o TRAMPA na lista, rs.

Unknown disse...

pra mim e pros meus companheiros de banda é uma honra enorme estar nessa lista!
valeu!estamos fazendo de tudo pra ser a proxima geraçao! rock!
abraçao
Rafael Gonorant

Adriano disse...

Impossivel outra banda superar legião, isso é nacionalmente ou até mundialmente, sou fanático. A propósito muito maneiro seu blog. Sou do twitter. Tô seguindo seu blog, siga o meu tbm... Chama-se Pela Arte Sempre...
www.abacrazytech.blogspot.com
Bjão.. Bons posts pra nós!!!

Hannah Islanne disse...

Eu q votei em Brown-Há,Etno e Gonorant$ *.*

Cristiano Porfirio disse...

tiagopalma eu torço para que vcs cresçam cada vez mais.

Sandro Cavallote ainda bem que alguém se lembrou deles.

Carlos Henrique obrigado, e realmente a colocação de Móveis é uma surpresa.

Will também me agrada, é bom para o rock de Brasília.

Ricardo Marinho também senti falta do Trampa, mas logo estarão em outra lista.

Rafael Gonorant$, assim como ETNO merecem continuar lutando por um lugar ao sol, são ótimas bandas em estilos diferentes.

Adriano Basto fala meu camarada, brigadão. Vamos colaborar um com o outro sim.

Hannah Islanne vc sempre está certa amiga;

Beijos pras minas e abraços pros manos.

Cristiano Porfírio

Joao disse...

po,

bandas muito fodas mas ainda senti falta de alguma, como o Trampa. Mas q legal que lembraram do Gilbertos.

valeu!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru