sábado, 1 de agosto de 2009

Novos filmes sobre rock estão vindo aí!

Cabecafilmesderock

HebertdePertoFilmes que tem no rock sua fonte de inspiração geralmente são no mínimo produções divertidas. O formato varia de documentários, gravação de shows, biografias e pano de fundo para histórias de ficção que acompanham a linha do tempo no rock através de artistas como Elvis Presley, The Beatles, Erasmo e Roberto Carlos, U2, Rolling Stones e etc.

No Brasil destacam-se Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1967), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1968), Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) e a trilogia rock dirigida por Lael Rodrigues com Bete Balanço (1984), Rock Estrela (1986) e Rádio Pirata (1987). Atualmente podemos citar Titãs - A Vida Até Parece uma Festa (2008) e Herbert de Perto (2009) que estreará em outubro - aqui.

A-Hard-Days-Night As produções gringas são infinitas, o rei do rock Elvis Presley que inaugurou o filão, tem exatamente 31 em seu currículo podendo destacar O Prisioneiro do Rock (1957), Balada Sangrenta (1958), Feitiço Havaiano (1961) e Amor a Toda Velocidade (1964), os Beatles são notórios por A Hard Day's Night (1964) e Help (1965), assim como os filmes do festival de Woodstock (1970) e do U2 que celebrou a lendária turnê americana do festejado álbum “The Joshua Tree” (1987) com Rattle And Hum (1988).

Como eu disse, são vários exemplos, posso citar o divertido Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989) e o não tão divertido Bill & Ted - Dois Loucos No Tempo (1991), o Kiss novamente se auto-promovendo no adolescente Detroit Rock City (1999) e a história não confirmada pelo Judas Priest quando o vocalista Rob Halford deixou o grupo em 1996 retratada no bacana Rock Star (2001).

highfidelity Indico sem medo de errar, o documentário Hype (1996) que destrincha o movimento grunge em Seattle/EUA que revelou bandas como Pearl Jam, Soundarden, Nirvana e Alice in Chains. Os sensacionais Alta Fidelidade (2000) e Quase Famosos (2000) e as engraçadíssimas comédias Escola de Rock (2003) e Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006), as duas com o “malucão” Jack Black, que também atua em Alta Fidelidade.

O ano de 2009 promete com duas estréias “rock” que irão invadir os cinemas: It Might Get Loud e The Boat That Rocked.

<>—+-----------------------------------------------+--<>

It Might Get Loud (2009)

Dirigido por Davis Guggenheim (The Shield, 24 Horas), It Might… documenta nada mais nada menos que o dia-a-dia de Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes e Racounters), recriando a trajetória de três guitarristas famosos de bandas igualmente famosas em épocas diferentes do rock'n'roll, contando histórias e naturalmente, explicando como eles criaram seu estilo próprio no instrumento.

Ainda sem sem título em português e data de lançamento definidos no país, It Might Get Loud estréia no mês de agosto em alguns países como Estados Unidos e Alemanha. Vamos torcer para pintar no Brasil o mais breve possível. Curta o site oficial aqui e o trailer abaixo.

"It Might Get Loud" Trailer – Just push play and have a fun

<>—+-----------------------------------------------+--<>

Os Piratas do Rock - The Boat That Rocked (2009)

O país: Inglaterra. O ano: 1966. A rádio: BBC.

O filme The Boat… procura retratar de forma divertida a ousadia bem sucedida de DJs britânicos que montaram uma rádio pirata em barco, com programação 100% rock’n’roll e 24 horas no ar. A idéia dos DJs surgiu em desagravo a maior rádio da Inglaterra, a BBC, que nos anos 60 executava apenas duas horas por semana do bom e velho rock em suas transmissões.

Dirigido por Richard Curtis (Simplesmente Amor) e estrelado por Kenneth Branagh, Philip Seymour Hoffman, Bill Nighy e Nick Frost tem estréia prevista no Brasil em 16 de outubro. Curta o site oficial aqui e o trailer abaixo.

"The Boat That Rocked" Trailer - Just push play and have a fun

<>—+-----------------------------------------------+--<>

Quem me apresentou os dois trailers que geraram essa matéria, foi nossa amiga Renata, conhecida no Twitter por @chaverinho. Sigam essa garota!

Beijos pras minas e abraços pros manos.

Cristiano Porfírio

8 comentários:

Daniel Bastos disse...

The Boat That Rocked promete ser DO CARALHO. Aguardemos...

Lini disse...

uia! parece bom!

Charles Albert disse...

Ei! É impressão minha ou no poster do The Boat... ali em cima tem Chris O'Dowd, o Roy do IT Crowd?
http://www.imdb.com/name/nm1483369/
Esse cara é bom!

relosilla - chaverinho disse...

eeee estou louca esperando The boat that rocked... a trilha sonora toca diariamente no meu som.
\o/

Na Rota Do Rock disse...

Daniel e Lini realmente promete!

Charles, vc tem razão, é o Chris msm!

Chaverinho trilha boa msm, gostou do seu nome como crédito?

Beijos pras minas e abraços pros manos.

Cristiano Porfírio

Anônimo disse...

adoro quase todos os que vc citou, os do roberto eu não vi, mas Alta Fidelidade (2000) e Quase Famosos eu adoro, posso rever 500 vezes. e a trilha é perfeita. rock estrela passou esses dias no canal brasil, revi e chorei de rir. e os que estão pra ser lançados agradeço a dica e vou conferir. bjs
D-Kity

Anônimo disse...

Ei! Você esqueceu de "a festa nunca termina".... Copia da sinopse:
Manchester, 1976. O aluno de Cambridge Tony Wilson (Steve Coogan) está no show dos Sex Pistols. Totalmente inspirado por esse momento-chave da história da música, ele e seus amigos montam um selo chamado Factory. Eles assinam um contrato com o Joy Division (que viria a ser o New Order), com o James e os Happy Mondays, todos artistas seminais de seu tempo. Isso desencadeia um turbilhão de sexo, música e drogas que culmina com o nascimento de um dos dance clubs mais famosos do mundo, o Hacienda, meca de clubbers e adeptos do psicodelismo. Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 90, o filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar.

mas o meu preferido é Sid e Nancy- O amor mata, sobre Sid Vicious, sex pistols. E A Hard Days Night... Amo Beatles, sabe?!
Boa semana!!!

Daniel Farinha disse...

The boat that rocked = Piratas do Rock??? hahahahah... essas traduções do Instituto Universal Brasileiro me constrangem... só não seria pior se fosse o SBesTeira traduzinho... ia ficar algo do tipo: Rockeiros em apuros...

huaheuaheuaheuah

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru