domingo, 23 de agosto de 2009

20 ANOS SEM RAULZITO !

A história nos mostra que quanto mais o tempo passa, nos brasileiros, nos esquecemos de nossos personagens históricos. Em todos os segmentos, seja na política e nos esportes, passando pela literatura, teatro, e principalmente a música, tema central deste espaço.
Há exatamente 20 anos, nos deixou umas das mentes mais controversas, brilhantes, irreverentes e polêmicas deste país. O que não falta são predicados para Raul Seixas. Cursou direito, engenharia, filosofia, seitas religiosas e esotéricas. Foi intenso como músico e mais ainda como ser humano. Suas letras e canções nada mais eram do que retratos fiéis de sua ideologia sobre seu tempo presente e futuro.
Quem não o conhece, pensa que era apenas um músico drogado ou um porra louca que só falava palavras sem nexo, porém esta é a imagem que nos foi passada dele. No início do texto citei que esquecemos a importância de determinadas pessoas na vida pública brasileira.
No último dia 21/08 (sexta-feira), “aniversário” de morte de Raul, pouquíssimo foi o espaço cedido e utilizado na mídia para lembrar a falta que Raulzito nos faz (peço desculpas pelo atraso na publicação do post). Inclusive em sites/blogs especializados em música, e até voltado para o rock não se falou nele. Seria por que Raul extrapolou as barreiras do rock e se transformou em um musico tão versátil, do baião a música brega de bordel, que as pessoas se esqueceram dele? Seria talvez porque a mensagem que ele queria nos transmitir não é tão acessível aos nossos padrões de “jovens alienados” atuais? Lembramos que sua carreira foi construída praticamente durante o regime militar, onde uma palavra mal interpretada colocava em risco toda uma canção.
Como fã incondicional de Raul e como forma de homenagear este gênio brasileiro, irei listar um top 10 de suas músicas que mais admiro, porque pensei, pensei e pensei e cheguei a uma conclusão: é impossível citar apenas um álbum como o principal. Como tenho 13 cd’s de estúdio e conheço grande parte da sua obra sempre prezei por ter os discos fisicamente e não apenas baixar as músicas ou adquirir aquelas coletâneas batidas. Tentei compilar uma canção de cada um dos principais álbuns.
Para conhecer e sentir suas músicas, é necessário escutá-las várias vezes para captar as mensagens, que são atemporais. Separe um tempinho do seu dia e escute estas canções, e se de algum modo elas te levarem a uma reflexão, é sinal de que o mestre Raul Seixas ainda está vivo dentro de nós.

Obs:
- A ordem das musicas é aleatória, sua publicação não reflete a posição de relevância de cada uma;
- Ao final do texto clique na lista das músicas e veja a letra completa ;


1.Novo Aeon (álbum: Novo Aeon - 1975): Talvez a letra mais linda de sua carreira. A música reflete com exatidão o pensamento, a ideologia de Raul frente a sua sociedade alternativa. Quem não conhece Raul imagina que a música sociedade alternativa é apenas uma canção de protesto, mas ela é muito mais do que isso. Ela é extrapolação do imaginário de como uma sociedade deveria ser para Raul. E nesta música (Novo Aeon) é passado um conceito mais abrangente da música sociedade alternativa lançada anteriormente. Para Raul o ser humano deveria continuar sendo um advogado, médico, bêbado ou mendigo, mas todos tratados de forma igual, sem pré-julgamentos. Destaque para o verso: “... querer o meu não é roubar o seu...”.

2.Sapato 36 (álbum: O dia em que a Terra parou - 1977): O instrumental das músicas de Raul não era nada de excepcional, mas era coerente com sua proposta. Nesta música a guitarra e o baixo sincronizam perfeitamente com uma espécie de sintetizador, com melodia bem arrastada, melancólica. A letra pode ser interpretada como uma libertação de toda forma de repressão (“...eu calco é 37, meu pai me da 36 .... vou escolher meu sapato e andar do jeito que eu gosto.... já escolhi meu sapato ... que não vai mais me apertar..”), desde a educação rígida dada pelos pais da geração passada e até uma metáfora disfarçada, criticando o regime ditatorial, no sentido do regime ditar todas as regras cíveis da época .

3. Rock n’roll (álbum: A panela do diabo - 1989): A música conta com a parceria de Marcelo Nova (Camisa de Vênus), amigo ate os últimos momentos de vida de Raul. A letra retrata exatamente o que é o rock n’ roll em nossas vidas: diversão. Desde os primórdios (“... há muito tempo atrás na velha Bahia eu imitava litlle Richard e me contorcia... as pessoas se afastavam pensando que eu tava tendo ataque de epilepsia....”) e até os dias atuais (“... alguns dizem que ele é chato, outros dizem que é banal ... já o colocam em propaganda e fundo de comercial ... mais o bicho ainda entorta minha coluna cervical...”) e nos momentos João Gordo: (“... lá dentro do camarim... no maior abafamento ... a mulherada se chegando... autos pratos suculentos... e do meu lado hippie punk me chamando de traidor do movimento – vê seu agüento!”). Perfeita diversão.

4.Judas (álbum: Mata Virgem - 1978): Mais uma das músicas que posso interpretar de várias maneiras. Com grande talento para mesclar o sacro com o profano, o divino com o terreno, Raul destila uma letra ácida sobre a traição de Judas contra Jesus, mas também pode ser sobre qualquer forma de traição. O clipe desta música (como todos da época) é bem tosco, com Raul interpretando um Judas no meio de um monte de areia, passando tranquilamente a idéia de que estaria no solo árida da antiga Galiléia.

5. Só pra variar (álbum: Abre-té-sésamo - 1980): O baixo dita o ritmo da música. Tem um coral acompanhando o refrão, bem característico das suas músicas. A letra é uma demonstração do que o ócio faz na vida de um homem. Raul canta com certo desdenho e deboche (“... é pena eu não ser burro.... não sofria tanto ...”). Outro verso (“...vou rasgar dinheiro , tocar fogo nele... só pra variar”). Outra característica de Raul era contemplar os contrários, o bem e o mal, deus e o diabo, não com uma visão simplista, mas sim sabendo que um necessita do outro para ser completo, como no verso (“... dizem que o paraíso já ta cheio meu bem... então vou levar um lero com o diabo ... antes que o inferno fique cheio também....”).

6. Eu também vou reclamar (álbum: Há 10 mil anos atrás - 1976): fico embasbacado quando escuto esta música. Letra inteligentíssima. Quem a escutar e entender o sarcasmo e a ironia de Raul na letra entendera o motivo dele ser tão respeitado. Observando-a percebe-se sua mensagem sobre o que realmente é relevante em nossas vidas. No verso a seguir está claro: (“... um piloto rouba um mig (avião)... gelo em Marte diz a viking (sonda espacial) ... mas no entanto não há galinha em meu quintal.”). Outra faceta de Raul é derrubar conceitos pré-estabelecidos: (“ ...olhos os livros na minha estante... que nada dizem de importante.... servem só pra quem não sabe ler...”) e (“ .... ao meu lado um dicionário cheio de palavras que eu sei que nunca vou usar....”) .

7. Meu amigo Pedro (álbum: Há 10 mil anos atrás - 1976): música empolgante e letra que fala sobre os caminhos de como se trilhar uma amizade. A letra serve de referência para aquele amigo que te aconselha, você acredita que ele esta errado, toma um outro rumo, mas no fim das contas tudo acaba onde começou, com os amigos se reencontrando.

8. Loteria da Babilônia (álbum: Gita - 1974): Só tem em versão ao vivo. Tem uma orquestra de metais muito legal. Era na Babilônia que tínhamos a torre de Babel, onde vivia toda aquela miscelânea de raças e credos. Acho que Raul considerava sua vida, idéias e credos uma verdadeira babilônia, a cada momento suas idéias se adaptavam ao tempo presente. A letra da música dizia que o que passou na vida é apenas passado e devemos nos atentar ao futuro. E o que eu acho que diz a letra. Se não for também vale pela diversão da música.

9.Por quem os sinos dobram: (álbum: Por quem os sinos dobram - 1979): A letra parte de conceitos ideológicos carregados por Raul durante toda sua vida. Percebe-se no verso (“... é sempre mais fácil achar que a culpa é do outroEvita o aperto de mão de um possível aliado, é...). Continuando(“...convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilosabendo no fundo do peito que não era nada daquilo...”). Resumindo toda uma vida em um simples verso: “Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e fazCoragem, coragem, eu sei que você pode mais”. Simples. Simplesmente espetacular.

10.Ouro de tolo (álbum: Krig-há, Bandolo - 1973): Outra letra de gênio. Ao pensar que ele a escreveu aos 28 anos. Eu tenho a mesma idade, e o máximo que sai da minha cabeça é acompanhar os jogos de futebol transmitidos pela Jovem Pan Am. Voltemos ao principal. Com um tom de melancolia , a letra é perfeita para refletirmos sobre o nosso passado, presente e futuro, uma visão aquém de nosso tempo.

Finalizando espero que todos que leram este longo texto , compreendam que mesmo não aprovando seu modo extravagante de vida, Raul Seixas foi alguém que veio ao mundo para somar e transmitir algo fundamental aos dias de hoje. Sem demagogias, mas com idéias reais e respeito ao próximo, podemos avancar mais rápido com a missão nossa aqui na Terra.

6 comentários:

Júnior disse...

O Post ficou sensacional, eu acrescentaria as seguintes músicas: TREM DAS SETE, MALUCO BELEZA, GITA, METAMORFOSE AMBULANTE e MEDO DA CHUVA!

Anônimo disse...

Valeu pelo comentário Júnior!
Sobre as músicas citadas também são espetaculares. Praticamente todas as músicas do Raul são essenciais para fãs como nós. Então: toca Rauuuuuuul!

Danilo Duff.

Daniel Bastos disse...

"Tu és o MDC da minha vida" é sensacional, também.

Cristiano Porfirio disse...

Ótimo post! =D

Abração!

Cristiano Porfírio

Daniel Farinha disse...

Cara... chorei... não que eu seja referência, já que eu chorei até na final d´A Fazenda... Post perfeito...

Raul é direto, simple e cru!! Toca Raul!!

Abraços,

Farinha

Loirissa disse...

valeu
belo post!

Raul foi o poeta do rock brasileiro

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru