quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Filho da revolução – Carlos Marcelo

Por Daniel Farinha

Lembram-se disso?? Então… há umas duas semanas eu terminei de ler o livro. Demorei para escrever porque estava negociando aí uma entrevista com o Carlos Marcelo, mas isso vai ficar para depois.Carlos Marcelo

Bem… sobre o livro Renato Russo: O Filho da revolução, é o seguinte: COMPRE URGENTEMENTE e LEIA.

Eu não sou muito de falar o que eu acho de um livro porque se a pessoa não leu ainda, pois creio que eu corro o risco de direcionar a leitura…

- Como assim, Farinha?

Tipo… se eu falar que o livro é triste, a pessoa fica procurando tristeza no livro. Se eu falar que o livro é incoerente, a pessoa vai ficar procurando incoerência no livro. Entendeu? Não?? Então lasque-se… Bem, eu acho isso porque comigo é assim…

Mas sinto-me obrigado a falar do livro do paraibano radicado em Brasília, Carlos Marcelo. O livro é sensacional. Muito bem escrito, com detalhes históricos que alcançam o objetivo do autor: mostrar os fatos que formaram o artista Renato Russo.

As 416 páginas contém imagens sensacionais de Renato e de toda a turma que, conforme as palavras do próprio autor, desceu do bloco para fazer barulho e agitar a cidade. É muito importante saber, e eu acredito que o Carlos Marcelo conseguiu demonstrar, que Brasília era, nas décadas de 60 e 70, uma cidade que formava uma identidade ainda, não tinha muitas opções de diversão e distanciada de acontecimentos. O que era criado em Brasília ficava limitado às asas do avião.  Essa situação é importantíssima pra entender a intenção do livro.

Sei que não sou muito referência para me emocionar e chorar, até mesmo porque eu choro até em inauguração de supermercado, mas admito que o choro veio na garganta por 4 passagens do livro e no final. Talvez o livro tenha um impacto diferente em quem realmente sabe o que é CONIC, Colina, Superquadra, Lago Sul, Lago Norte,  Escola Americana, Cultura Inglesa, CEUB, Radikaos, UnB, Teatro Galpão, 103, 202, 303 sul, 105 norte, 315 sul, SDS, SQS, Unidade Vizinhança, Gilberto Salomão, W3, Asa Sul, Asa Norte, Plano Piloto, Cine Karim, Brasília Rádio Center, etc… Talvez o pessoal do Rio de Janeiro achei mais emocionantes os momentos em que Renato está na Ilha do Governador. O livro, além de retratar a vida de Renato, relata com muitos detalhes o desenvolvimento de Brasília nos primeiros 25 anos. Para mim, que peguei os últimos 6 anos desse 25, isso faz com que o livro tenha mais identidade com quem é de Brasília.

Bem… não marque toca, compre o livro,  leiam, confira o perfil twitter do Carlos Marcelo aí em cima (só desconsiderem a bossa nova, por favor… hehehehehe). Se realizar-se, a entrevista com o autor estará aqui.

Satisfações…

1 comentários:

Carlos Henrique. disse...

Parabéns Daniel. Ficou muito legal.

Carlos Henrique.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru