quinta-feira, 4 de junho de 2009

Legião e Paralamas vão tocar juntos? Massa!

MauricioValadares

Foto: Mauricio Valladares

LegiaoParalamas Em 04 de setembro de 1988, um assunto acompanhava os fãs de Rock Nacional aonde quer que eles fossem. Na rua, trabalho, escola ou qualquer lugar que o valha, a exibição do especial “Legião Urbana e Paralamas juntos”, na noite anterior pela emissora Rede Globo, faria as gírias pipocarem, classificando o programa como chocante, fera, maneiro ou massa. Realmente arrasou!!!

Inexplicavelmente, o lendário programa gravado no Teatro Fênix, que teve sua única exibição na noite de 03/09/88, permaneceu no “limbo” da emissora e na memória dos fãs por 20 anos. Permaneceu, porque finalmente a Globo em parceria com a gravadora EMI, resolveu lançar o especial no formato DVD/CD. A apresentação histórica para quem não assistiu, tinha um “que” de enterro de anão ou cabeça de bacalhau, mas agora pode ser encontrada nas lojas de todo o país.

bora bora Em uma época na qual o Brock reinava absoluto nas paradas de sucesso. A Legião Urbana colhia os louros do seu terceiro álbum “Que País é Esse” (1987), que traria os hits "Que País É Este", "Faroeste Caboclo", "Eu Sei" e "Angra dos Reis". Enquanto Os Paralamas do Sucesso divulgavam se quinto trabalho “Bora Bora” (1988), que seria responsável pelos hits “O Beco”, “Uns Dias” e “Quase um Segundo”.

Legião3Legião Urbana e Paralamas juntos” é um produto com bom som e imagem, e a exata duração de 50 minutos, que pode ser um pouco curta e frustrante, acredito que o material restante tenha sido abandonado durante o processo de autoração do DVD, em razão da qualidade. Aliás, em relação a esse atributo, podemos ressaltar o bom trabalho de masterização, afinal, um programa de 20 anos atrás naturalmente possui muitos defeitos de som e imagem, graças à época que não possuía equipamentos, nem padrões de alta definição.

legiao_paralamasVale destacar as entrevistas dos músicos das duas bandas e personalidades de várias áreas profissionais como Fernando Gabeira, Carlos Lombardi, Bussunda, Tony Ramos, Stepan Nercessian e Cláudia Abreu. É ótimo também curtir o visual das roupas e dos cortes de cabelo, engraçado como a moda é mutável.

O setlist do DVD é o seguinte, indicado em quais momentos as bandas atuam juntas. O nome é “Juntos”, não é exatamente ao pé da letra, mas compensa:

01. Abertura - Os Paralamas Do Sucesso/Legião Urbana
02. Será - Legião Urbana
03. Meu Erro - Os Paralamas Do Sucesso
04. Tédio (Com T Bem Grande Pra Você) - Legião Urbana
05. Depois Que O Ilê Passar - Os Paralamas Do Sucesso “Esta canção foi grosseiramente cortada, servia de introdução para Melô do Marinheiro, que acabou não entrando”.
06. Tempo Perdido - Legião Urbana
07. Alagados - Os Paralamas Do Sucesso
08. O Beco - Os Paralamas Do Sucesso
09. Que Pais É Este - Legião Urbana
10. Nada Por Mim - Os Paralamas Do Sucesso/Legião Urbana
11. Dois Elefantes - Os Paralamas Do Sucesso
12. Eu Sei - Legião Urbana
13. Ainda É Cedo / Jumpin' Jack Fash (Rolling Stones) - Legião Urbana/Os Paralamas Do Sucesso

Nos extras, apresentações das bandas no programa de sucessos da Rede Globo, que chamava-se Globo de Ouro. É impagável ver as bandas com postura ao vivo em um programa que era playback, além de um clipe tosco para Que País é Este.

01. Melô Do Marinheiro (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
02. Tempo Perdido (Globo De Ouro) - Legião Urbana
03. Alagados (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
04. Soldados (Globo De Ouro) - Legião Urbana
05. SKA (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
06. Será (Globo De Ouro) - Legião Urbana
07. Óculos (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
08. Que País É Este (Videoclipe - Fantástico) - Legião Urbana

E no CD, as mesmas faixas do DVD, aproveitando a remasterização do som para o DVD.

Finalizo reafirmando a importância do lançamento e atestando o status de imperdível na sua coleção.

1 comentários:

Hannah Islanne disse...

Comentando atrasada!
Perfeito perfeito perfeito,eu suspeitíssima!Um dia qd eu sair dessa minha vida de pobre eu compro auhsuahsuhaushauhsuh

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru