terça-feira, 30 de junho de 2009

Nós Vamos Invadir Sua Praia

O ano: 1985. A banda: Ultraje a Rigor. O disco: Nós Vamos Invadir Sua Praia.

URpraia 1985 foi um ótimo ano para o desdobramento do rock nacional, além das bandas já estabilizadas no cenário como Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Lulu Santos e a realização do grandessíssimo Rock in Rio, celebrava-se o lançamento dos álbuns de estréia do Ultraje a Rigor (Nós Vamos Invadir Sua Praia), Legião Urbana (Legião Urbana), RPM (Revoluções Por Minuto) e IRA! (Mudança de Comportamento), bem como o segundo disco do Kid Abelha (Educação Sentimental) e Titãs (Televisão).

Nós Vamos Invadir Sua Praia é considerado um marco da década de 80, responsável por emplacar na rádio sete hits: “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, “Rebelde Sem Causa”, “Mim Quer Tocar”, “Ciúme”, “Inútil”, “Eu Me Amo“ e “Independente Futebol Clube”. O disco ainda teve uma excelente propaganda, quando Os Paralamas do Sucesso tocaram a música “Inútil” no Rock In Rio, ajudando no burburinho em relação ao Ultraje.

O álbum tem os arranjos característicos no trabalho da banda, baseados no rock básico e envolvente, sem grandes firulas e altamente inspirado no som dos anos 50, concatenado aos clássicos Rolling Stones, Beatles e Black Sabbath. Imperdível!

O Disco faixa a faixa:

1. "Nós Vamos Invadir Sua Praia" (Roger Rocha Moreira): Um escrachado vocal casando com um ótimo arranjo de guitarra, que e uma ode a inclusão social, onde todos tem o mesmo direito à diversão. “Agora se você vai se incomodar, então é melhor se mudar. Não adianta nem nos desprezar porque se a gente acostumar a gente vai ficar”.
Ultraje2. "Rebelde Sem Causa" (Roger Rocha Moreira): Canção que critica a vida dos mauricinhos, playboys e garotos mimados que adoram reclamar da vida. Ótima! “Meus pais não querem que eu fique legal. Meus pais não querem que eu seja um cara normal”.
3. "Mim Quer Tocar" (Roger Rocha Moreira): Um reggae tropical que ressalta o valor do dinheiro em nossas vidas. “Mim também quer ser bacana (bacana!). Mim quer tocar. Mim gosta ganhar dinhero (dinhero!)”.
4. "Zoraide" (Roger Rocha Moreira): Longe do machismo e perto do desgaste nos relacionamentos, simples assim. Rock básico e certeiro! “Fica com esse NHÉM-NHÉM-NHÉM na minha orelha, me chateia. Eu já não agüento mais. Quero fazer o que me der na telha. Zoraide, vê se não me pentelha”.
5. "Ciúme" (Roger Rocha Moreira): Uma das melhores músicas do Brock. Arranjo envolvente e vocal inspirado, que diz que ninguém é de ninguém, mas que no fundo morre de ciúme! “Eu quero levar uma vida moderninha, deixar minha menininha sair sozinha. Não ser machista e não bancar o possessivo, mas eu me mordo de ciúme”.
6. "Inútil" (Roger Rocha Moreira): Outra envolvente canção que critica o modo de vida Brasileiro mirando a política, futebol e sociedade. O descontentamento pelo “tá tudo bem”e nossa síndrome de cachorro vira-lata, como diria o escritor Nelson Rodrigues. Sensacional hino! “Inútil! A gente somos inútil!”. 
7. "Marylou" (Edgard Scandurra/Maurício/Roger Rocha Moreira): Aqui o tema são as meninas galinha, não as que botam ovo, se é que elas existem e sim as que a gente papa, e logo outros já estão papando e por aí vai. “Eu tinha uma galinha que se chamava Marylou. Um dia fiquei com fome e papei a Marylou”.
8. "Jesse Go" (Maurício/Roger Rocha Moreira): Critica a capacidade de criarmos ídolos com pés de barro, sem talento, fúteis e inúteis culturalmente e moralmente. O título da canção é uma ótima sacada, sugerindo que o Jesse de todos os dias se vá! “Essa é a triste linerlmchistória de Jesse Go, que em sua rápida trajetória, se atrapalhou com a própria glória e sumiu da nossa memória”.
9. "Eu Me Amo" (Roger Rocha Moreira): Tudo dará certo quando primeiro, você se amar, receita simples! “Era tão simples e eu custei prá aprender. Daqui prá frente nova vida eu terei, sempre a meu lado bem feliz eu serei”.
10. "Se Você Sabia" (Roger Rocha Moreira): O efeito colateral da liberação sexual, uma brincadeira com a gravidez indesejada e a falta de proteção. “Se você sabia, que não podia naquele dia, porque não me avisou? O que seu pai vai dizer, quando ele perceber sobre você. Vai se aborrecer. Vai querer me bater”.
11. "Independente Futebol Clube" (Roger Rocha Moreira): Registro ao vivo de uma canção que se destacava nos shows do início de carreira. Lema: Do yourself. Mais uma do tema ninguém é de ninguém, mesmo que acabe se tornando um contra-senso. “Se a gente tá assim, comendo capim é porque a gente quer. E se não quiser. Nós somos livres. Independente futebol clube”.

Formação da banda à época da gravação:

Roger Rocha Moreira - voz e guitarra
Carlo Bartolini (Carlinhos) - guitarra
Maurício Defendi - baixo
Leôspa – bateria

Produção e arranjos: Liminha e Pena Schmidt

Gravadora: Warner Bros

Mimos:

Clique aqui para ouvir Nós Vamos Invadir Sua Praia versão Remix.

FIB3-logoClique aqui para ouvir Rebelde Sem Causa versão Remix.

Clique aqui para ouvir Nós Vamos Invadir Sua Praia versão da Pitty. 

Saiba mais sobre o Ultraje a Rigor aqui.

A banda toca Festival de Inverno neste final de semana, saiba mais aqui.

Ultraje a rigorSite Oficial do Ultraje a rigor

O maestro Rock'n'roll

Antes de mais nada, quero dizer que há muito estou querendo fazer esta postagem. Entretanto, a falta de um tempo adequado na última semana, as muitas idéias de matéria a serem aqui publicadas e principalmente a minha decisão em aguardar o desenrolar das buscas aos destroços e possíveis sobreviventes do vôo 447 da Air France. Pois não iria fazer uma homenagem pós vida sem ter a devida certeza da morte do homenageado. Estou falando do maestro Silvio Barbato.

Silvio, embora maestro de várias Orquestras Sinfônicas, adorava rock. Em seu currículo trabalhos com o guitarrista Kiko Perez, Fernanda Abreu, Renato Russo e o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, que em seu blog afirma:

"Eu comecei a admirar muito o maestro por causa da sua postura em relação à música. Geralmente, grandes maestros não são favoráveis à junção da música erudita com outros estilos. Na verdade, existe um grande preconceito por parte deles. Muitos desprezam outras maneiras de expressão musical. O Silvio não. Ele era muito aberto a novos experimentos, mantendo a classe e a técnica da música erudita, mas sempre buscando novos caminhos. Ele me deixou muito a vontade e, apesar de ter sido a primeira vez que eu tocava com uma orquestra, estava muito confiante. Foi uma experiência inesquecível."

Mas essa não era a única ponte que Silvio construia entre a música erudita e outros gêneros musicais. Barbato também tinha um trabalho com o Hip Hop. Essa aproximação entre gêneros musicais tão díspares - o mundo do hip hop e o da música erudita - foi justamente um dos maiores feitos de Barbato, o primeiro regente a conduzir uma orquestra com um DJ de hip hop.
Esse sincretismo cultural ele praticava com muita empolgação. Tanto que os DJ's lançaram uma premiação com o seu nome. Uma pequena homenagem do ritmo a quem sempre o defendeu como cultura.

O maestro Silvio Barbato sonhava em montar uma ópera baseada na obra do roqueiro-poeta Renato Russo. Seria algo sinfônico, mas extremamente brasiliense. Planejava apresentá-la em 2010, por ocasião dos 50 anos da capital. Barbato era carioca, discípulo do maestro Claudio Santoro. Desde 1985 era Maestro Estável do Corpo Artístico do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde regeu as principais produções das últimas décadas. Mas tinha um pé em Brasília, onde dirigia e regia o SESC Sinfonia."Ganhamos o mundo, mas morremos de saudade de Brasília. Me lembro dos conhaques que bebi com Renato Russo em Ipanema falando da cidade, da sua gente e de suas coisas. Era um discurso de saudade, e um pouco de desterro, de exílio mesmo." contava. Tinha o sonho de gravar o projeto Renato Russo Sinfônico e de terminar a ópera que começaram a pensar juntos.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de Comendador da Ordem do Rio Branco, e a Medalha do Mérito Cultural da Presidência da República. No Teatro Nacional Cláudio Santoro completou nove temporadas como Diretor Musical. Com a Orquestra do Teatro, regeu concertos em Roma (Piazza Navona), Lisboa (Mosteiro dos Jerônimos), nos Teatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e em diversas capitais brasileiras. Suas gravações com a Orquestra incluem as Sinfonias Brasil – 500 Anos e os Clássicos do Samba, com Jamelão, Ivone Lara e Martinho da Vila. Na Itália, regeu em Roma, Catânia, Spoleto, San Remo, Palermo, Vicenza, Lecce. Dentre os artistas internacionais com quem trabalhou, destacam-se: Aprile Millo, Montserrat Caballé, Plácido Domingo, Roberto Alagna e Angela Gheorghiu. Trabalhou também na trilha sonora de diversos filmes. Foi premiado com o “Grande Prêmio Brasil de Cinema”, em 2001, na categoria de melhor trilha musical, com o filme Villa-Lobos uma Vida de Paixão. Havia recentemente terminado um trabalho em referência à Simão Bolívar, grande líder revolucionário e libertador do povo venezuelano.

No domingo, dia 28, foi realizada uma grande homenagem para o regente na Torre de TV, o lugar de Brasília que Barbato mais gostava. No repertório, além de músicas eruditas, o rock de Renato Russo, interpretados pelos solistas Janette Dornellas, Leonardo Neiva, Sara Sares, Lys Nardoto e Leonardo Neiva. O destaque da noite ficou por conta da banda de rock pesado Trampa, liderada por André Noblat, que apresentou o rock-poema “Eu te presenteio com a fúria”, orquestrada por Silvio Barbato.

Silvio Barbato adorava apresentações ao ar livre. Na sua opinião, era uma das formas de aproximar a orquestra do povo. Foi chamado como "o maestro que adorava estar perto do povo". Ali mesmo na torre, em 2007, ele conseguiu reunir uma multidão calculada em 30.000 pessoas para uma de suas apresentações como regente. Levava a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claúdio Santoro a todos os cantos do DF. Entre o Plano Piloto e as mais distantes Cidades-Satélites. Certa vez, em uma apresentação da mesma no Teatro da Praça em Taguatinga, ao invés de estar trajado como tal, estava vestido com a camisa da seleção brasileira. Era época de Copa do Mundo. Ano, 2006. E a todo momento conversava e brincava com a platéia, principalmente falando da seleção, do Parreira e etc.... Fez o público cantar junto com os músicos. Ora regendo a orquestra, ora regendo a platéia. Um show a parte que eu pude presenciar. Uma noite que ficará para sempre na minha memória.

Gostaria de dedicar esta postagem a esse grande mestre com carinho. E lá no andar de cima, deve estar fazendo uso de sua batuta, entoando canções com Cazuza, Renato Russo e Raúl Seixas. O céu deve estar mais alegre.

Abraços a todos;
Carlos Henrique.

Obs: Crédito da foto: J.R. Neto e Eraldo Perez - Foto Agência

sábado, 27 de junho de 2009

Post Drops N.R.D.R. 27/06

Notícias pertinentes à sua vida e diversão, com opinião, não somente um release.

[Show] Plebe Rude ontem 26/06, hoje e amanhã tem mais.

Eu já havia informado aqui, sobre a série de três shows que Plebe Rude faria no O’Rilley Pub (409 sul), afim de testar o repertório da gravação do DVD. A noite ontem foi impagável e super divertida, com uma banda à vontade e praticamente pronta para essa empreitada.

Clássicos da banda como Proteção, Até Quando Esperar, A Ida e Este Ano foram se perfilando em um set de 20 canções, mais a música novinha em folha. Nesta execução Philippe alertou “não quero ver nenhuma mão para cima com celular, para ela não parar no youtube porque ainda precisa de alguns ajustes, domingo vocês podem gravá-la”.

Durante quase duas horas de apresentação, a banda conversou, brincou com a platéia, brindou os Plebeus (fãs) e executaram músicas incidentais como Pátria Amada - Inocentes (Clemente, hoje baixista da Plebe) e Billie Jean – Michael Jackson.

Serviço:

O Que: Plebe Rude no O’Rilley Pub (409 Sul).

Quando: Hoje (27/06) a partir das 23h e amanhã (28/06) a partir das 18h - matinê.

Valor: R$ 20,00

Informações: (61) 3244-0222.

Confira aqui uma prévia do ensaio para o DVD e aqui uma entrevista com o Philippe e o Clemente.

<>------------------------------------------------<>

[Show] Escolhidas as bandas vencedoras da seletiva do FIB.

FIB3-logoDas 65 bandas que se inscreveram na seletiva do Festival de Inverno de Brasília, cinco delas: Columá, Inomináveis, Surf Sessions, Lafusa e Di Boresti, continuaram na luta.

Hoje foram anunciadas as três vencedoras que terão a oportunidade de mostrar seu trabalho, uma por dia,  dividindo o palco com Ultraje a Rigor, Lulu Santos, Biquini Cavadão, Jorge Ben Jor, Nando Reis e Jota Quest, e o melhor, elas irão se apresentar com a mesma condição técnica dos artistas Headline. Isso que é responsabilidade!

Bem, as vencedoras foram: Di Boresti, Inomináveis e Lafusa. Parabéns e nos vemos por lá!

Clique aqui para ler tudo sobre o Festival de Inverno de Brasília.

A Cultura no DF Ainda Sofre com a Falta de Investimentos

Na quinta-feira, dia 25, estive no Teatro Nacional para o show do cantor e compositor Renato Teixeira. Pois bem. Não vou aqui falar do referido artista e do show, até porque este último não houve. Foi cancelado. Além do mais, este blog tem uma linha editorial e tal espetáculo não faz parte desta linha. Estou aqui para relatar senão um descaso total, ao menos parcial. O show foi cancelado por conta de um problema na subestação do Senado. Ou seja, um problema de falta de eletricidade. Como senão bastasse a falta de investimentos na CEB e por consequência disto as agora constantes faltas de energia na cidade, o Teatro Nacional, pasmem, não dispõe de um gerador para casos como esse de emergência. Segundo apurei junto a uma fonte, o único gerador existente apenas comporta algumas poucas luminárias que estavam acessas (a maioria estava apagada) não tendo capacidade para suportar um sitema de som e iluminação.
Sendo assim, quem vai assistir a um espetáculo na citada casa, seja um show, seja uma peça teatral, fica ao sabor da sorte. Se acontecer de faltar energia antes da atividade cultural começar, a mesma fica ameaçada. Se acontecer durante, ela é interrompida e sabe Deus se será recomeçada.
Já parou para pensar se isso acontece em meio a um show do Capital, da Plebe, do Paralamas ou qualquer outra banda? Imagina se você está assistindo a uma peça dos Melhores do Mundo, Claúdio Falcão, 4 nipes e uma coisa dessa acontece... . Muito complicado.... .
Como é possível um teatro como este, um dos melhores do país, talvez do mundo, um teatro que é na realidade um complexo cultural, com diversas salas teatrais, não possuir um gerador a altura para um acontecimento como este?
O Cine Brasília também passa por um momento um tanto quanto delicado. O local pede por uma reforma que há anos não vêm. O carpete está rasgado e o governo não tem adquirido fitas para exibição. Logo esta sala que é exatamente a utilizada para o Festival de Cinema de Brasília, um dos principais eventos cinematógraficos do país, e quem sabe, do mundo.
Para tudo isto, apenas uma resposta: A falta de investimento. Falta esta que ocorre exatamente pela falta de uma cultura de valorização da cultura. Que ironia do destino. Para falar de cultura e de sua importância, temos que falar da falta de uma cultura de investimento na cultura... Parece engraçado, mas na realidade é um problema.
Bom, a algum tempo atrás, escrevi um artigo aqui no NRDR intitulado Até quando esperar? Até quando vamos esperar para vermos a cultura ser realmente valorizada neste país? Valorizada não só de discurso. Mas na prática. Com atitudes. Com ações. Talvez seja hora de pararmos de ficar esperando a coisa acontecer. Ficamos sempre parados, sentados com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar, como dizia o grande Raul, e nada ou pouco fazemos. Não quero ficar esperando a morte chegar. Temos que interromper esta imobilidade e exigirmos do governo mais respeito. Mais respeito com a cultura e conosco, o povo brasileiro. Os costumes e tradições de um país, que são expressos pela cultura, são um dos mais ricos tesouros de um povo.
No caso do Cine Brasília, um grupo de frequentadores está se mobilizando para ajudar a resolver o problema e criaram um grupo chamado "Amigos do Cine Brasília". Mas e nós? O que vamos fazer?
Abraços a todos;
Carlos Henrique.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morre o astro da terra do nunca: Michael Jackson / Discografia Básica Thriller.

MJ-dança Ao falecer hoje (25/06), vítima de parada cardíaca aos 50 anos, Michael Jackson deixa um legado importante ao mundo pop. Mesmo com um hiato de 12 anos sem fazer shows, Michael contribuiu para o mundo da música formidavelmente. Com onze álbuns de estúdio, o último fora o fraquíssimo Invincible (2001), que ainda tinha o agravante da imagem arranhada do astro com as acusações de pedofilia, suspeita de ter negado a raça negra e muitas excentricidades.

Michael ainda ensaiaria um retorno, marcando uma série de 50 shows (sold out) na Inglaterra que se iniciariam no próximo dia 12 de julho. Fontes ligadas ao cantor atribuíam essa turnê às enormes dívidas, estas que o fizeram vender Neverland, seu megalômano rancho que possuía até um enorme parque de diversões.

A rede social Twitter entrou em parafuso e demonstrou sua importância com a morte de Michael, milhares de twittadas eram postadas a cada milésimo segundo com notícias, consternação e também de piadas. Afinal, uma celebridade como o Sr. Jackson pode produzir os mais diversos sentimentos.

Michael_Jackson_Thriller-capa Homenageando Michael, a discografia básica abre os trabalhos para o álbum Thriller, que completou 25 anos de lançamento em 2008, e é nada mais nada menos o disco mais vendido de todos os tempos (Guiness Book), com quase 110 milhões de cópias, e nunca será superado, ainda mais em uma época de downloads, aonde infelizmente as pessoas compram cada vez menos cds.

Faixa a Faixa:

O álbum começa com a acelerada e ótima Wanna Be Startin' Somethin' pontuada por um ótimo arranjo de metais, sucedida pelo charm para pistas de dança Baby Be Mine, a número três é a linda baladinha The Girl is Mine, fruto de uma parceria com os ex-Beatle Paul McCartney. Agora o bicho pega, é hora da canção homônima do cd, Thriller é dançante e contagiante, seu clipe dirigido pelo cineasta John Landis, é considerado por muitos o melhor videoclipe de todos os tempos, no qual Michael dança com zumbis e transforma-se em lobisomem, sensacional, para finalizar, a narração é do astro de filmes de horror Vincent Price, a quinta canção não deixa a peteca cair, Beat It foi outro exemplo de single primoroso assim como o próximo destaque Billie Jean um funkão delicioso, impossível manter os pés parados, tente! Para encerrar o álbum, três canções básicas Human Nature, P.Y.T (Pretty Young Thing) e The Lady In My Life, que não tiveram o glamour de suas predecessoras mas possuem seu valor.

MJ-Zumbie A edição remasterizada comemora os 25 anos do álbum Thriller e ainda pode ser encontrada nas lojas, é um primoroso lançamento duplo que consiste em um CD acrescido de cinco canções de Thriller remixadas por astros da música americana como Will.i.am, Akon, Fergie e Kanye West, além de For All Time nunca antes gravada em nenhum cd de Michael. Além de um DVD com os videoclipes de Billie Jean, Beat It, Thriller e uma apresentação ao vivo de Billie Jean. Vale e muito a compra!

O álbum Thriller foi produzido pelo músico e produtor Quincy Jones, um papa da música negra americana.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Quinta Crônica


Quem conhece as crônicas de Luís Fernando Veríssimo, seja através de uma de suas obras, seja pelo quadro A Comédia da Vida Privada do Fantástico, conhece o seu jeito engraçado e divertido de escrever.

Sempre falando de coisas normais do nosso dia-a-dia e de problemas do cotidiano das pessoas, Veríssimo nos faz ver o lado bom das coisas. Nos faz desestressar. Rir até mesmo dos problemas da vida e perceber que não somos os únicos a vivenciar essa ou aquela problemática.

Nesta quinta-feira, dia 25, estará em ação mais uma edição do Quinta Crônica onde os textos do referido autor estarão serão dramatizados. O projeto terá ainda a participação do músico Alex Souza e do cronista brasiliense Roberto Klotz que falará sobre o estilo e a linguagem de Veríssimo. Outra grande notícia, o evento é aberto ao público em geral e com entrada franca.

E para terminar esta postagem, gostaria de transcrever abaixo um dos textos deste grande escritor brasileiro.


"Para se roubar um coração, é preciso que seja com muita habilidade, tem que ser vagarosamente, disfarçadamente, não se chega com ímpeto, não se alcança o coração de alguém com pressa. Tem que se aproximar com meias palavras, suavemente, apoderar-se dele aos poucos, com cuidado. Não se pode deixar que percebam que ele será roubado, na verdade, teremos que furtá-lo, docemente.

Conquistar um coração de verdade dá trabalho, requer paciência, é como se fosse tecer uma colcha de retalhos, aplicar uma renda em um vestido, tratar de um jardim, cuidar de uma criança. É necessário que seja com destreza, com vontade, com encanto, carinho e sinceridade. Para se conquistar um coração definitivamente tem que ter garra e esperteza, mas não falo dessa esperteza que todos conhecem, falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em todos os momentos. Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso, é preciso que ele já tenha sido explorado nos mínimos detalhes, que já se tenha conseguido conhecer cada cantinho, entender cada espaço preenchido e aceitar cada espaço vago. ...e então, quando finalmente esse coração for conquistado, quando tivermos nos apoderado dele, vai existir uma parte de alguém que seguirá conosco. Uma metade de alguém que será guiada por nós e o nosso coração passará a bater por conta desse outro coração. Eles sofrerão altos e baixos sim, mas com certeza haverá instantes, milhares de instantes de alegria. Baterá descompassado muitas vezes. E sabe por que? Faltará a metade dele que ainda não está junto de nós. Até que um dia, cansado de estar dividido ao meio, esse coração chamará a sua outra parte e alguém por vontade própria, sem que precisemos roubá-la ou furtá-la nos entregará a metade que faltava. ...

E é assim que se rouba um coração, fácil não? Pois é, nós só precisaremos roubar uma metade, a outra virá na nossa mão e ficará detectado um roubo então! E é só por isso que encontramos tantas pessoas pela vida a fora que dizem que nunca mais conseguiram amar alguém... é simples... é porque elas não possuem mais coração, eles foram roubados, arrancados do seu peito, e somente com um grande amor ela terá um novo coração, afinal de contas, corações são para serem divididos, e com certeza esse grande amor repartirá o dele com você."


Luís Fernando Veríssimo



Serviço:


Local: Auditório do Cefor - Centro de Formação e Treinamento da Câmara dos Deputados

Endereço: Setor de Garagens Ministeriais Norte, Via N3 Coordenação de Transportes da Câmara dos Deputados (atrás dos anexos dos Ministérios)

Horário: 19h
Abraços a todos;
Carlos Henrique.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Cinema Homenageia Renato Russo


Em 2004 o filme O Tempo não Para, que conta a história de Cazuza, chegava às telas de cinema de todo o Brasil. Agora, chegou a vez de Renato Russo, outro grande ícone do Rock Nacional, em especial o rock dos anos 80.
Renato será personagem de três filmes que ainda estão para sair do forno. Dois deles são de ficção: Faroeste Caboclo, de René Sampaio, e Somos Tão Jovens, de Antonio Carlos da Fontoura. O terceiro é um documentário de Vladimir Carvalho, Rock Brasília, que terá em Renato uma das suas figuras mais célebres.
Somos Tão Jovens vai retratar a fase inicial do roqueiro em Brasília, mesmo período descrito no livro de Carlos Marcelo.


Foto do livro de Carlos Marcelo mostra
Renato saindo de show no estádio
Mané Garrincha, em Brasília.
Crédito da Foto: Ivaldo Cavalcante

Segundo Antônio Carlos de Fontoura, Renato Russo - O Filho da Revolução, retrata um período fantástico, em que uma turma de rapazes brasilienses adotou a rebeldia punk para confrontar a caretice da cidade nos anos finais da ditadura. Foi nessa época, em que Renato começou em sua banda, o Aborto Elétrico. Foi depois em atuação-solo no show "O Trovador Solitário", que Renato criou alguns dos seus maiores sucessos: Que País É Este?, Geração Coca-Cola, Música Urbana, Tédio e Eduardo e Mônica. Tudo em um período anterior ao da Legião Urbana bem como antes de deixar Brasília para se tornar ídolo da juventude brasileira da época.

René Sampaio, cineasta brasiliense, escolheu um caminho original para falar do roqueiro. Somos Tão Jovens contará a história de João de Santo Cristo, personagem da música Faroeste Caboclo, criada por Renato Russo no início de sua carreira, ainda em 1979. O roteirista é Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, livro que se transformou em sucesso nas mãos do diretor Fernando Meirelles.

Já Vladimir Carvalho prepara caminho para o documentário Rock Brasília. Título autoexplicativo para um filme que quer enfocar a trajetória de bandas surgidas na Capital Federal como Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Capital Inicial. Vladimir está trabalhando em um material gravado por ele nos anos 1980, no qual constata que a maior parte dos roqueiros era filho de diplomatas ou políticos de Brasília. Um dos pontos altos da fita é uma entrevista inédita realizada com Renato Russo.

É indiscutível que filmes que contam a história de grandes personalidades, sejam elas da música, da política, do esporte ou de qualquer outra área, tem um grande potencial e uma grande tendência de arrebanhar grandes públicos e bilheterias. Se seguirem a rota da normalidade, todas essas obras cinematográficas tem tudo para serem grandes sucessos do Cinema Nacional. E no que depender do personagem escolhido e do assunto em pauta, com certeza serão.

[Plebe Rude] A gravação do DVD foi adiada. Rolarão shows no próximo final de semana.

2 cópia Por motivos técnicos, a gravação do DVD da Plebe Rude foi adiada para agosto, possivelmente acontecerá no dia 22, ainda sem local de gravação definido. Você que estava organizando sua vinda à Capital para prestigiar esse evento, aguarde as informações oficiais, acompanhe por aqui.

Para aquecer os motores, testar o repertório (música nova) e a reação do público, no próximo final de semana (26 a 28/06), os Plebeus tocarão no O’Rilley Pub (409 sul). Essa fase de testes é super importante, para tanto, todos os profissionais envolvidos na gravação do DVD devem estar presentes nos três dias para ir aparando as arestas técnicas.

A banda espera todos os fãs para participarem deste “test drive”, e opinar sobre tudo que acharem pertinente, é claro, nada de dizer que o Philippe isso, o Clemente aquilo, André X para lá e Toxtxa para cá, beleza? É um convite em razão da música, nessa empreitada inédita na carreira da Plebe que é a gravação do DVD e pelo que os caras representam no Rock Nacional.

Anote na sua agenda:

Plebe Rude no O’Rilley Pub (409 Sul).

Sexta (26) e Sábado (27) a partir das 23h. Domingo (28) a partir das 18h, essa será uma matinê para a galera de menor, que por razões óbvias não poderá ir nos outros dias.

Informações: (61) 3244-0222.

Confira aqui uma prévia do ensaio para o DVD e aqui uma entrevista com o Philippe e o Clemente.

Vote nas bandas que irão tocar no Festival de Inverno

FIB3-logo De um total de 65 bandas que se inscreveram para tentar a sorte de tocar no Festival de Inverno de Brasília, cinco delas foram escolhidas por um júri. Agora, apenas três terão esse direito, tocando uma por noite no festival que acontece de 03 a 05 de julho. E você! Sim, você! Ajudará na escolha, de forma simples e rasteira. Basta acessar o site oficial do FIB #3/2009 (aqui) até a próxima sexta-feira, dia 26 de junho, escutar as candidatas e votar na sua preferida. Como eu disse é mole, então, não marque toca!

Bandas Finalistas:
Columá
Inomináveis
Surf Sessions
Lafusa
Di Boresti

Clique aqui para ler tudo sobre o Festival de Inverno de Brasília. Nos vemos por lá!

domingo, 21 de junho de 2009

Os Paralamas do Sucesso [Brasil Afora]

paralamasbrasilafora Brasil Afora, o 12º disco de estúdio d’Os Paralamas do Sucesso quase ficou conhecido por ser o primeiro da banda a ser lançando de forma independente, quando uma “luz” aos 45 minutos do segundo tempo, fez os dirigentes da gravadora EMI renovar o contrato que vem desde o início da carreira do Power Trio.

O álbum de 11 faixas tem qualidade para somar mais alguns hits a carreira da banda que já os possui aos milhares como: Na Pista, Ela Disse Adeus, Seguindo Estrelas, Meu Erro, Lanterna dos Afogados, Uma Brasileira, Alagados e Óculos dentre outros.

Herbert Vianna (guitarra e vocal), João Barone (bateria) e Bi Ribeiro (baixo), buscaram as boas vibrações dos baianos e foram gravar Brasil Afora no estúdio Ilha dos Sapos de Carlinhos Brown, desta gravação surgiu a parceria com Carlinhos na faixa “Sem Mais Adeus”. Outra parceria destaque, é na canção Mormaço, com o “pau pra toda obra” Zé Ramalho.

Brasil Afora pode não ser considerado o melhor álbum d’Os Paralamas, mas tem a qualidade de ser alegre, e com atmosfera mais leve desde a volta da banda após o infortúnio de 2001. O projeto gráfico também merece destaque, a caixinha em digipack com tipos, pinturas e fotos lembrando a diversidade gráfica por este Brasil Afora é belíssima!

Faixa a faixa: 

Paralamas-BrasilAFora01. Meu Sonho (Herbert Vianna): A introdução por metais entrega o que vem durante a execução, é uma declaração de amor, a celebração à vida. “Sem rodeio solto os freios. Canto o amor por ti”;

02. Sem mais Adeus (Carlinhos Brown / Alain Tavares): “All Right” Um belo arranjo de violão introduz outra faixa que fala de amor, que é cadenciada pela bateria de Barone “No amor sem mais adeus”;

03. A Lhe Esperar (Arnaldo Antunes / Liminha): O primeiro single é um pop rock contagiado de ritmos brasileiros e uma pitada reggae. Deliciosa! “Vou estar numa parada dessa estrada a lhe esperar, todo dia, toda hora, em qualquer lugar. Eu estou a lhe esperar”;

04. El Amor “El Amor Después Del Amor (Fito Paez - Versão: Herbert Vianna e Rodolfo Paez): A introdução dessa faixa é linda, com percussão e programação, seguida do vocal bem ensaiado Herbert e um belo arranjo de cordas. Uma ótima versão da canção do argentino Fito Paez. Linda! “Meu amor, depois de te amar talvez, seja como este raio de sol, que me ajuda a ver por onde passar traz poesia ao intenso da dor”;

Paralamas 05. Quanto ao Tempo (Carlinhos Brown / Michael Sullivan): Uma música de Carlinhos Brown que tem uma versão completamente destruída por Ivete Sangalo. A versão paralâmica é bela, cadenciada e com um pé no reggae. “É, o que vier para nós dois será bem vindo! É, mas não demore quanto ao tempo pra chegar!”;

06. Aposte em Mim (Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro): Adoro essa, uma das melhores do disco. Um rock sensacional como nos tempos do Passo do Lui. “Se eu te trago sorte, aposte em mim. Se te deixo mais forte, aposte em mim”. Ok! Aposto em vocês Paralamas;

07. Mormaço (Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro): A brasilidade e a cultura nordestina distribuídas em uma ótima letra e um belo arranjo, cantado em dueto por Herbert e Zé Ramalho. É a luta do brasileiro de norte a sul pela sobrevivência, lutando contra o estado abafado do mormaço. “Não circula nem o ar, no mormaço da miséria. Quem luta pra respirar sabe que essa briga é séria”;

08. Taubaté ou Santos (Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro): Um arranjo cuidadoso, poderia estar no álbum Bora-Bora. Uma canção do amor sem fronteiras, pontuada pelo lindo arranjo de guitarra de Herbert Vianna. “Quero te pedir perdão por viver assim aos prantos, quem sabe eu ainda te encontro, lá em Taubaté ou Santos”;

09. Brasil Afora (Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro): Arranjo forte, um rock furioso que celebra as idéias do Brasil Afora, aprendendo como idéias e como conviver do oiapoque ao xuí. “Rodando Brasil afora, sinto o vento, escrevo versos. Filosofando a respeito do que eu sonho em ter noção”;

paralamas03 10. Tempero Zen (Herbert Vianna): Arranjo experimental no estilo de Severino ou das canções Hoje e 220 Desencapado do último cd, segue uma métrica mais “viagem”, progressiva, apoiada em uma letra de redenção. “Quem não sonha em se ver compreendido e perdoado? Ver seus erros e tropeços como equívoco explicados?” Única e maravilhosa!

11. Tão Bela (Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro): Quem achava que temas alegres faria deste um álbum completamente pop, enganou-se, aqui está outro rock. Uma canção romântica permeada pelo verdadeiro power trio de guitarra, baixo e bateria. “Se eu vivo alucinado, perdão pelo deslize. Deixe eu lembrar o amor é o que? Faz a vida melhorar!”; e,

12. O Palhaço (Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro): Esta só pode ser adquirida via download nos sites oficiais de mp3, leia-se comprada. Um rockzinho básico com estilo sessentão. A alegria de ser feliz! “Mas tá tudo tão além, penso nisso e fico em paz. Mando beijos pro meu bem, tanta falta o amor me faz”.

Ficha Técnica:

Produzido por: Liminha
Gravado e Mixado por: Liminha e Walter Costa
Local de Gravação: Estúdio Ilha dos Sapos - Candeal, Salvador/BA
Direção Geral: José Fortes
Produção: Pedro Ribeiro
Assistente de Produção: Bili Rosa e Irá Carvalho
Fotos: Maurício Valladares
Coordenação Gráfica: TecnoPop (Raul Mourão, André Lima e Rafael Alves)
Participações Especiais: Zé Ramalho - Voz em "Mormaço" e Carlinhos Brown - Voz, Violão e Percussões em "Sem Mais Adeus"
Músicos:   
João Fera - Teclados nas músicas: 01 a 06, 08 e 10
Bidu Cordeiro - Trombone nas músicas: 01, 02, 03 e 05
Monteiro Jr. - Sax nas músicas: 01, 02, 03 e 05
Maurício Valladares - Baixo na música 07
Stephane Sanjuan - Percussão (Tabla) e Programaçào de Tambura na música 04 
Liminha - Slide Guitar na música 03, Guitarras e Violão Adicionais na música 04, Guitarra Barítono e Violão na música 06 e Violão na música 07

Confira outros posts:

CD/DVD Paralamas + Legião, aqui.

Paralamas no Pátio Brasil, aqui.

Aqui, neste tem papéis de parede, é só ir até o fim.

Shows d’Os Paralamas que ficaram na memória, aqui.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cinema: Duas Estréias Brasileiras

Entre os novos filmes que chegam às salas de cinema de Brasília, A Festa da Menina Morta está muito bem cotato entre os críticos da área. É a estréia de Matheus Nachtergaele na direção de um longa.

A película conta também com os excelentes Daniel de Oliveira, que viveu Cazuza em O Tempo não Para e Dira Pães, bem como Cássia Kiss.

Na obra, é contada a história de um morador de uma remota comunidade no estado do Amazonas que ganha status de santo após operar um milagre depois do suicídio da própria mãe.

Loki (foto) - De Paulo Henrique Fontenelle, Locki - Arnaldo Batista, mostra a vida e a obra do cantor, compositor, instrumentista e um dos fundadores dos Mutantes, importante grupo de rock brasileiro. O documentário revela as várias fases da vida de Arnaldo: a era pré-Mutantes, a ascensão do grupo, a paixão por Rita Lee, a fase das drogas e da depressão e a recuperação ao lado de Lucinha, sua atual mulher.

Bem, já falei aqui, por diversas vezes inclusive, que curto muito o rock dos anos 60. E algumas das bandas que se formaram naquela época também. Acho realmente importante que se faça tal resgate, porque tais artistas foram os responsáveis pela introdução do rock no Brasil. Portanto, se hoje ouvimos rock neste país, é porque no passado pudemos contar com o trabalho de grupos como Os Mutantes, The Fevers, Renato e Seus Blue Caps que entre outros, que aliás, formaram o movimento Jovem Guarda, o mais importante movimento roqueiro do Brasil.

Abraços a todos;
Carlos Henrique.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mustang em Brasília divulga novo CD,Revista e Livro

Galera, esse final de semana está totalmente Na Rota! A banda Mustang (RJ) está em Brasília pra divulgar seu último CD e também a revista “O Martelo” e o Livro “O Segredo J” ambos de autoria de Carlos Lopes, integrante da banda!

Conferi as músicas da banda no myspace e gostei bastante! Vocês podem conferir aqui. A banda tocou nesta Quarta (17/06) no UK Brasil Pub, mas ainda temos a chance de escutar o som da banda ao vivo em duas datas. A primeira nesta sexta (19), Carlos vai participar de uma sessão de autógrafos das revistas e CDs na Berlin Discos às 18h30 e logo mais, às 20h ele estará na MusiMed para um set acústico, e aproveitará para falar sobre música e seu importante trabalho na imprensa independente. A segunda, acontece sábado (20), aonde ele estará no festival de rock Marreco´s Fest de 14h até meia noite provavelmente.

Amanhã estarei na Berlin Discos pra comprar e autografar meu exemplar da revista, vou conferir também o acústico e tentar uma entrevista com o Carlos! Esta edição da revista tem uma entrevista exclusiva com a Pitty, portanto a Roxa DF, Fã Clube da Pitty, vai comparecer e adquirir seus exemplares. Aproveito para agradecer ao Carlos, que fez questão de ceder uma revista pra sortearmos no FC!

O seu N.R.D.R. não fará diferente, vamos sortear também uma revista “O Martelo”! Quer participar do sorteio? Envie um e-mail com seu nome completo e telefone para narotadorock@gmail.com. Para saber mais sobre a Revista é só acessar o site www.omartelo.com.

Segue abaixo os releases da Revista, CD e Livro, e também o Serviço!

Revista O MARTELO:
Revista "O Martelo" número 1. Entrevistas com Pitty, John Sinclair (empresário do MC5 e fundador do partido dos Panteras Brancas), Vixen, New York Dolls, Bellrays, Kika Seixas (ex-esposa de Raul Seixas), The Dogs (de Detroit), Dragontears (Dinamarca) e Marcos Motosierra (Uruguai). Matérias sobre o desenho animado Submarino Amarelo dos Beatles, o cantor de soul Otis Redding e a banda inglesa The Jam. E a revista vem com o novo CD da banda Mustang.

O SEGREDO J de Carlos Lopes:
Durante a Segunda Grande Guerra, o presidente norte-americano Franklin Groosevelt foi a Natal no Rio Grande do Norte pedir a cooperação de Tertúlio Fragas, o presidente nada democrático do Brasil. Antes de tirar a vida, Fragas transformou o "Segredo J" em Segredo de Estado.Duas décadas após o encontro, com a promulgação do Ato Institucional 5 em 1968, o jornalista Jonas Jovem é preso enquanto revolucionários sequestram embaixadores e os americanos se preparam para conquistar a Lua. Exilado, Jonas decide investigar os fatos por conta própria percorrendo os submundos de Nova Iorque, Londres, Rio de Janeiro e Paris ao lado de figuras como Sick Jegue e Brian Jonas da banda inglesa The Coming Home; os compositores Raul Orixás Queixas e Paulo Lebre; o guitarrista Jimi Hemps; a cantora de blues Jane Jocklin; Jim Jorrison, o vocalista da banda The Windows e o guitarrista dos Beatels, John Lendo.

CD Santa Fé:
“Santa Fé”, o novo trabalho da banda carioca de rock and roll Mustang foi lançado encartado na revista O Martelo (www.omartelo.com) no início de 2009. As 12 faixas do CD trafegam sem problemas entre a psicodelia pura de “Doktor Alzheimer”; o pop psicodélico de “Guarda-Chuva” e “Sai dessa Cruz”; o soul de “Peso Morto” e “Eu Não Faço”, assim como nas baladas rock “Lugar Distante”, “Amor” e “Pouca Chance” e em temas de puro rock com frases matadoras de guitarra como em “Esperança” e “10 Horas da Manhã”. As letras falam de amor e desilusão, morte, vida e esperança.

Serviço:
Dia 17 de junho na quarta – Mustang, Aceleradores, Ranka e Mostarja no UK BRASIL PUB - CLS 411 Bloco B Brasília-DF a partir das 21 h.

Dia 19 na sexta – Autógrafos na loja BERLIN DISCOS no CONIC às 18h - SDS BL L LT 30 LJ 63 - ASA SUL e work-shop com palestra sobre livro O Segredo J na MUSIMED às 20h - S.D.S. Ed. Venâncio IV térreo Lj. 14.

Dia 20 no sábado – Carlos Lopes autografa CDs, revistas e livros no Marrecos Fest
a partir de 14h. CLUBE DA IMPRENSA (Setor de clubes norte, trecho 1, em frente a Vila Planalto, do lado do CLUBE DA AERONÁUTICA).

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Faith no More confirma show na América do Sul. E o Brasil?

fnmbrixton

Foto do site oficial do FMN – Brixton Academy

Faith Um show da “The Second Coming Tour” do Faith No More foi confirmado no Chile, acontecerá dia 30 de outubro no Estádio Bicentenário. Nenhuma outra data para a América do Sul ainda foi divulgada, boatos na internet remetem para um show apenas na cidade de São Paulo. Expectativa é a palavra chave.

A banda subiu ao palco do Download Festival em Donington Park na Inglaterra e fez um show arrebatador (setlist abaixo). Clique aqui para curtir vários vídeos dessa apresentação imperdível!

Quem preferir se organizar para ir ao Chile, o site da Ticketmaster chilena começará a vender as entradas a partir do dia 22 de junho. Fique ligado!

Fiz um post em fevereiro sobre a volta do FNM leia aqui.

Site oficial do FNM aqui.

SETLIST DO DOWNLOAD FESTIVAL:

Faith101. “Reunited”
02. “The Real Thing”
03. “From Out Of Nowhere”
04. “Land Of Sunshine”
05. “Caffeine”
06. “Evidence”
07. “Poker Face”/”Chinese Arithmetic”
08. “Surprise Your Dead”
09. “Easy”
10. “Last Cup Of Sorrow”
11. “Midlife Crisis”
12. “Introduce Yourself”
13. “The Gentle Art Of Making Enemies”
14. “Take This Bottle”
15. “Ashes To Ashes”
16. “Malpractice”
17. “Cuckoo For Caca”
18. “Be Aggressive”
19. “Epic”
20. “Mark Bowen”
21. “Chariots Of Fire”/”Stripsearch”
22. “We Care A Lot”

Crédito das fotos: Gary Wolstenholme do site Drowned in Sound.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Hermanoteu na terra de Godah! Brasília recebe melhores do mundo com casa cheia e falta de educação…

Por Daniel Farinha

Com um dia de atraso…

Já vou logo avisando que estou nervosinha e chiliquenta porque o Flamengo tomou uma sacolada ontem e porque devo estar sobre influência da TPM (Tensão pós-matrimônio) da minha digníssima esposa.

Ontem fui ao teatro Nacional Cláudio Santoro, na sala Villa-Lobos, assistir Hermanoteu na Terra de Godah, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Falar aqui da qualidade do espetáculo d’Os Melhores do Mundo já está ficando chato. A cia de comédia é perfeita: roteiro, timing, atualizações, iluminação, divulgação, bom humor, etc. ISSO EU JÁ ESCREVO DESDE 2006. Assisto Melhores do Mundo desde 1994 quando ainda era “A culpa é da mãe”.

DSC06585

Portanto, hoje estou aqui para falar de como uma parte da platéia brasiliense não tem educação. Quer dizer, ou não tem educação ou é burra mesmo. Quero falar dos malditos retardados e mongóis que insistem em tirar fotos com flash durante a peça. É por isso que eu odeio inclusão digital. Burro não pode ter acesso à tecnologia.

Por que essa minha indignação??? Ontem, com casa cheia no teatro, durante vários momentos do espetáculo, um monte de corno filha-da-puta disgramento, desinfelizes da costa oca, frangos da oreia lascada e filhos da mulher que tem peito nas costas, insistiam em tirar retratos utlizando o FLASH!!! MESMO APÓS O PEDIDO, antes do início da peça, feito pelo idolatrado Welder Rodrigues.DSC06580

Pra quem não sabe, quem está no palco não enxerga nada da platéia quando as luzes estão apagadas. A forte iluminação do palco associada à ausência de luz na platéia transforma tudo num breu.

- Bah Farinha… e como você sabe isso???

- Já subi no palco 5 vezes!!! 3 delas com Os Melhores do Mundo. Agora cala a boca e termina de ler.

Daí, esses desinfelizes abençoados insistem em pegar a maldita câmera digital Fujitsu, que compraram em 20 prestações de 59,90 no Fujyoka ou na Novo Mundo, e ficam lá tirando foto a cada momento engraçado. E momentos engraçados na peça d’Os Melhores do Mundo acontecem a cada 30 segundos!!!!!!! Além de atrapalhar muito quem está no palco, isso me incomoda de um tanto, que dá vontade de ir lá e esquartejar o quengo. Não fiz isso ontem porque eu iria preso e daí é chato pra caramba ir preso.

Sei que vocês não devem estar entendendo minha reclamação e a maioria já deve ter desistido do texto. Alguns até devem se perguntar: “Mas Farinha, e como você tirou foto DSC06567também?”… Ah, cara leitora e barato leitor, aprendi com meu colega Cristiano e não sou tapado. Flash desligado e uma boa máquina. Nada profissional, apenas para registrar alguns momentos. O pior é que, na maioria das vezes, a porra do flash não serve pra nada, pois na maioria dessas máquinas genéricas, o flash alcança apenas entre 3m e 4m (isso ainda com boa vontade e condições ideiais de temperatura e pressão).

 

Enfatizo que isso me incomoda e acredito que incomoda outros da platéia, que são educados ou não-burros. Acrescento que me incluo na categoria dos não-burros.

Bem… acho que está bom agora. Desabafei. De qualquer forma, nunca deixem de ir à peças d’Os Melhores do Mundo quando tiverem oportunidade, mas enfia o flash no meio do rabo, ok??

DSC06560

Abraços afetuosos!

PS: Façam o download da música que encerra a peça. É sensacional. Cliquem aqui!

Os Titãs lançam Sacos Plásticos

capa_titas Os Titãs acabam de lançar Sacos Plásticos, seu 16º disco, contabilizando aí os álbuns ao vivo. Sacos é um trabalho diferente que busca chamar a atenção dos velhos fãs e angariar novos. A proposta de reciclar o trabalho da banda é bacana, provavelmente não tenha alcançado o ápice em razão da escolha do produtor Rick Bonádio, entre os artistas produzidos por ele estão Rouge, Charlie Brown Jr., Tihuana, LS Jack, CPM 22, Dogão, Fresno e Nx Zero, então, tenha medo, muito medo!

Sacos Plásticos é um bom disco embora as vezes soe irregular e pasteurizado, falta por exemplo a fúria das baquetas de Charles Gavin. Criar a pólvora é algo que as bandas procuram, mas os alquimistas ao falharem, acabam criando farinha de trigo, que só tem utilidade somada a outros ingredientes, neste caso, leia repertório. Sacos pode engrossar o setlist variado que os Titãs possuem.

Faixa a faixa:

titas2 01. Amor por dinheiro (Sérgio Britto e Tony Bellotto): A melhor canção do álbum, uma ode contra à ganância. Os Titãs com a excelente pegada dos anos 80 no vocal de Sérgio Brito.

02. Antes de você (Paulo Miklos): A dependência do amor. Primeira música de trabalho. Rockzinho básico, no estilo do produtor Rick Bonádio. Vocal de Paulo Miklos.

03. Sacos plásticos (Branco Mello e Paulo Miklos): A faixa título é uma das mais fracas do trabalho. A letra parece sobra do cd Tudo ao mesmo tempo agora (1991) e abusa dos recursos eletrônicos. Vocal de Branco Mello.

04. Porque eu sei que é amor (Sérgio Britto e Paulo Miklos): Baladinha bonitinha com um quê de Nando Reis, sei que a banda não vai gostar dessa comparação, mas parece. Vocal de Paulo Miklos.

05. A estrada (Tony Bellotto e Sérgio Britto): Outra que busca o status 80 da banda. Interessante! Vocal de Branco Mello.

titas3 06. Agora eu vou sonhar (Sérgio Britto): Outra com influências eletrônicas, sem grandes novidades. Vocal de Sérgio Brito.

07. Quanto tempo (Tony Bellotto): Um reggae que nos remete ao início dos Titãs. Básica. Vocais de Branco Mello e Sérgio Brito.

08. Deixa eu sangrar (Sérgio Britto): Outra baladinha que não acrescenta novidades. Vocal de Sérgio Brito.

09. Problema (Liminha, Paulo Miklos e Arnaldo Antunes): Pense nas contribuições do Arnaldo na banda + base eletrônica, quase um funk. Soa estranha mas, é legal. Vocal de Paulo Miklos.

10. Não espere perfeição (Branco Mello e Sérgio Britto): Um rock que justifica quando há queda criativa no álbum, não espere perfeição. Vocal de Branco Mello.

11. Quem vai salvar você do mundo? (Sérgio Britto): Não será por falta de baladas que faltará espaço no dial das rádios. Bacana. Vocal de Sérgio Brito.

4_titas 12. Múmias (Paulo Miklos): Momento Kraftwerk do Titãs. É tão surreal que o resultado acabou ficando legal. Brinca com os bordões da música brasileira e seus cacoetes, realmente a música é tão antiga quanto as múmias. Vocal de Paulo Miklos.

13. Deixa eu entrar (Tony Belloto, Andreas Kisser e Sérgio Britto): Ótima música, lembra a fase de Titanomaquia (1993). Outro destaque positivo e participação de Andreas Kisser. Vocais de Paulo Miklos, Branco Mello e Sérgio Brito.

14. Nem mais uma palavra (Sérgio Britto e Branco Mello): Outro reggae, apenas bacana. Vocal de Branco Mello.

A Rota tem alguns buracos mas dá para viajar, para quem gosta da banda vale a compra do álbum. Nota 6,5

Leia uma resenha sobre a carreira dos Titãs já publica no N.R.D.R. (Parte 1) (Parte 2).

Ficha Técnica:

Branco Mello: voz solo
Tony Bellotto: guitarra
Paulo Miklos: guitarra e vocais
Sérgio Britto: teclados, escaleta e vocais
Charles Gavin: bateria
Rick Bonadio: baixo e piano

Direção Artística e de repertório: Rick Bonadio
Produzido por Rick Bonadio
Gravado no Midas Estúdios de dezembro de 2008 a abril de 2009 por: Renato Patriarca, Lampadinha, Paulo Anhaia e Giu Daga
Mixado no Midas Estúdios por Rick Bonadio

Projeto gráfico:
Concepção (Arte e Projeto): Sérgio Britto
Direção de Arte: Sérgio Britto e Rogério Fries
Design Gráfico: Rogério Fries
Finalização: Rogerio Fires
Fotos: Silmara Ciuffa

domingo, 14 de junho de 2009

Brasília 50 anos: A enquete!

É no mínimo estranho o resultado parcial da enquete do site dos 50 anos de Brasília.


Motivos simples causam estranheza:

1- O site está sendo pouco divulgado e a votação única já aponta mais de 337.600 votos
2- As atrações que encabeçam a enquete sequer eram conhecidas. A fofoca que existia era sobre o U2.
3- O próprio U2 está em último lugar, com o menor número de votos.

Pois bem, não vou afirmar que há manipulação desta enquete, pra justificar a vinda dos artistas com melhor possibilidade de contratação (ou contratos já assinados, vai saber...), mas vamos brincar de testar?

Como postei no meu Twitter, agora há pouco, convoco todos a acessarem o site e votar em qualquer artista que não Paul McCartney e Beyoncé. Se quisermos cutucar mesmo, vamos votar só no U2. São necessários 190 mil votos únicos (não dá pra votar duas vezes do mesmo computador sem mudar de IP). Entendem a dificuldade de se chegar a número tão alto?

Espalhem a notícia, conversem, mande o link, convença todo mundo que vocês conhecem a votar. Isto não determina o show que será apresentado, mas vai mostrar o papelão a que estão se prestando os responsáveis pelo site.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Festival de Inverno de Brasília está pronto para espantar o frio!

Localização

UPDATE: Atração que faltava lá no dia 02/07, foi publicada.

Nos dias 3, 4 e 5 de julho acontece a terceira edição do Festival de Inverno de Brasília. O evento que valoriza a cultura desmembrando-a em muita música, anteriormente era realizado na Sociedade Hípica de Brasília, fique atento, agora rolará no anel externo do estádio Mané Garrinha.

O FIB promete além dos shows e DJ’s, uma bela cenografia para realçar a ambientação de inverno, bem como, uma praça de alimentação com gastronomia variada com crepes, sanduíches, temaki dentre outras opções, e detalhe, uma adega de vinho. Nada mais apropriado para o frio, não é mesmo?

Antes de continuar, preciso abrir um parênteses, percebi uma certa animosidade via E-mail, Orkut e Twitter em relação a diversidade das atrações, então, para sanar as dúvidas, leia a seguinte declaração de André Fratti, produtor do evento: “O cast para essa edição foi escolhido com a preocupação de ter uma mistura sadia de MPB e Pop Rock. Brasília perdeu um pouco de sua identidade musical, não queríamos o hit do momento e sim quem tivesse qualidade para fazer um super evento. Vemos nesse projeto a chance de revitalizar a MPB e o Pop Rock Nacional.” Essa afirmação foi colhida ao final da primeira edição em 2007. Então podemos notar a coerência no discurso ao analisarmos a proposta do evento e seus artistas.

Na escalação do primeiro dia (03/07), temos representantes do pop rock nacional da melhor qualidade como Biquini Cavadão, Lulu Santos e Ultraje a Rigor. O segundo (04/07) é dedicado a MPB, consolidada no talento exemplar e dançante de Jorge Ben Jor, na música negra de Serjão Loroza e Fundo de Quintal. Vale lembrar que na edição 2007, muita gente torceu o nariz para o Funk Como Le Gusta, por fim acabou dançando e elogiando a performance samba rock dos paulistas. Para o encerramento (05/07), o FIB festeja o pop da banda Jota Quest e do cantor Nando Reis. Nando aliás, tem cadeira cativa no evento, participando das três edições.

NOVIDADE:

Você tem uma banda e quer tocar no FIB #3/2009? Esta é uma grande novidade preparada pelos organizadores. Para participar da seletiva de bandas, clique aqui, baixe o arquivo, descompacte-o, leia o regulamento, preencha os formulários, siga as instruções e participe, lembrando que o período de inscrições vai de 11 a 19 de junho de 2009. Três bandas serão escolhidas por um júri, e cada uma delas irá tocar em um dia do festival. Boa sorte!

-----------------------------------------------------------------

GUIA DE ATRAÇÕES E PROGRAMAÇÃO:

Dia 03/07 (Rock), a celebração do Rock Nacional!

Satisfaction: Brasília/DF. Com embrião datado do ano 2000. Possui CD autoral, seu reconhecimento vem da animação de festas tocando o melhor do rock nacional e internacional, além claro, homenagear os Rolling Stones.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

_________________________________________________________

Aerocirco: Florianópolis/SC. Formada em 2001 e com quatro álbuns lançados, vem à Brasília divulgar seu rock com influência indie. Pelo que escutei, vale uma conferida.

Saiba mais: Site oficial (aqui) + Myspace (aqui).

_________________________________________________________

biquini BIQUINI CAVADÃO: Rio de Janeiro/RJ. 25 anos de carreira, em 1986 o Biquini lançou o álbum Cidades em Torrente, e até hoje é uma das poucas bandas dos anos 80 que nunca conheceu o fim. Sempre ativa e lutando contra adversidades da carreira, efetivamente retomou o sucesso merecido em 2005 com o DVD ao Vivo gravado no Ceará Music (2005). Dotada de um carisma ímpar, a banda de Bruno Gouveia e cia apresenta no FIB seu último trabalho, o CD/DVD 80 Vol. 2 (2008), homenageia o rock da referida década.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

Publicação no N.R.D.R.:

Review de cds: 80 Vol. 2 (aqui) e Só Quem Sonha Acordado Vê o Sol Nascer (aqui).

Resenha de shows: Rock Naval - Brasília (aqui) e Bikini Party - Goiânia (aqui).

Discografia básica – Zé (aqui) e Entrevista com Bruno Gouveia (aqui).

_________________________________________________________

lulu LULU SANTOS: Rio de Janeiro/RJ. A participação do velho Luiz Maurício no rock nacional vem desde os anos 70, quando montou a banda Vímana com Ritchie e Lobão, que não deu certo. Em 1981 gravou o LP Tempos Modernos pela Warner, adotou o nome artístico de Lulu Santos em seu primeiro disco, e até hoje está na labuta com seus milhares de hits. O show no festival dá continuidade a turnê do CD Longplay (2007), uma grande festa com toques teatrais. Em minha opinião, Lulu não é considerado um dos gênios da música brasileira por causa do seu “gênio” e uma língua afiadíssima até debaixo d’água.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

Publicação no N.R.D.R.:

Resenha de show: Sindilegis – Marina Hall (aqui).

_________________________________________________________

ultraje ULTRAJE A RIGOR: São Paulo/SP. Roger Moreira e o Ultraje tomaram o Brasil de assalto em 1985 ao lançarem o disco Nós Vamos Invadir Sua Praia. Hits instantâneos como “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, “Rebelde Sem Causa”, “Ciúme” e “Inútil”, além de letras que até hoje criticam de forma irreverente o modo de vida brasileiro, atestam a importância do grupo ao BRock. Atualmente, o Ultraje está preparando um novo álbum que será distribuído pela internet. Para baixar canções clássicas, lados B, assim como as do novo trabalho, acessem o site do reverbnation aqui.

Saiba mais: Site oficial (aqui) + Download de canções (aqui) + Twitter do Roger (aqui).

Publicação no N.R.D.R.:

Artigo Ultraje a Rigor: (aqui).

_________________________________________________________

Horário dos shows (clique na figura para vê-la em uma maior resolução).

Dia3

-----------------------------------------------------------------

Dia 04/07 (MPB e Black Music), Jorge Ben segura a onda!

US Black Music: Brasília/DF. O nosso amigo Soul Music, postou o site oficial dos caras, então, é só dar uma conferida e apresnder mais sobre essa banda que toca funk e soul. Tudo começou por volta de 1980 em Taguatinga.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

_________________________________________________________

Black Rio: Rio de Janeiro/RJ. A Black Rio, vem desde a década de 70 misturando samba, jazz e ritmos brasileiros, criando uma soul music brazuca dançante e envolvente.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

_________________________________________________________

loroza Sérgio Loroza: Rio de Janeiro/RJ. Acostumado a contar lorotas como o personagem Figueirinha da série A Diarista, Sérgio procura agora demonstrar seus dotes como compositor e cantor no seu projeto MBP - Música Brasileira de Pista (2007). Dei uma conferida no referido trabalho e achei Loroza meio confuso. Ao produzir música negra ele não define se produz black, soul, hip, rap ou qualquer coisa que o valha. Estou curioso pelo resultado do show, nele saberemos o que é mais forte, o Loroza ou a “lorota”.

Saiba mais: Wikipedia (aqui).

_________________________________________________________

jorgebenjor JORGE BEN JOR: Em 1963, Jorge Ben lança o álbum Samba Esquema Novo, um trabalho de canções clássicas como “Mas que Nada”, “Balança Pema”, “Chove Chuva” e “Por Causa De Você, Menina”. O LP de estréia deu ao cantor e compositor autoridade para continuar no estúdio e na estrada, hoje, contabilizando nada mais, nada menos que 27 discos de estúdio, sem contar gravações Ao Vivo e as milhares de coletâneas. Quase 50 anos de história em prol da música popular brasileira será ministrada com prazer e animação ao público presente no festival. Isso que é longevidade!

Saiba mais: Site oficial (aqui).

_________________________________________________________

Fundo de Quintal: Rio de Janeiro/RJ. O grupo de samba, considerado pelos cariocas boêmios tal qual Marcelo D2, é a atração que faltava confirmar. É só o que eu tenho a dizer.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

_________________________________________________________

Horário dos shows (clique na figura para vê-la em uma maior resolução).

Dia4

-----------------------------------------------------------------

Dia 05/07 (POP), Nando Reis o sócio!

Mr. Magoo: Brasília/DF. Banda conhecida da cidade, que toca o melhor do Pop Rock, por conhecimento, a única informação que consigo compartilhar.

_________________________________________________________

jota_quest JOTA QUEST: Minas Gerais/MG. O Jota Quest foi contratado pela Sony em 1996 e apareceu impondo respeito, seus dois álbuns: J. Quest e De Volta ao Planeta foram perfilando hits um atrás do outro, como "As Dores do Mundo", "Encontrar Alguém", "Onibusfobia", "De Volta ao Planeta", "Sempre Assim", "Fácil" e "35". Depois, a forma se diluiu, o som rareou, as letras ficaram redundantes, sem graça e as composições extremamente melosas. Meu ouvido doía cada vez que eu escutava, então perdi a vontade de acompanhar. Os milhares de fãs com certeza devem estar empolgados. Ok, vamos ver o show e torcer para dar tudo certo.

Saiba mais: Site oficial (aqui).

_________________________________________________________

NandoReis NANDO REIS: São Paulo/SP. Nando Reis não sabia se tocava sua carreira solo ou continuava assumindo o baixo nos Titãs, em 2001 optou pela primeira opção. Resolvido o imbróglio, lança em 2003 o álbum A Letra A, o quarto de sua carreira. No FIB, Nando lança Drês (2009), seu oitavo, contando os dois ao vivo. Os dois shows apresentados pelo Sr. Reis nas duas edições do Festival de Inverno atestaram a boa forma do artista, arrebatadores e repletos de hits, o que não deve ser diferente desta vez.

Saiba mais: Site oficial (aqui) + Twitter do Nando (aqui).

_________________________________________________________

Horário dos shows (clique na figura para vê-la em uma maior resolução).

Dia5

-----------------------------------------------------------------

Cobertura N.R.D.R. das duas primeiras edições:

- FIB #1/2007: Dia 1 (aqui) e Dia 2 (aqui).
- FIB #2/2008: Dia 1 e 2 (aqui).

-----------------------------------------------------------------

SERVIÇO:

Dia: 03 a 05 de julho de 2009.
Local: Estacionamento do estádio Mané Garrincha.
Ingressos: R$ 30,00 por dia ou R$ 75,00 o passaporte*. Valor do camarote ainda não divulgado.
Aonde comprar: Lojas Free Corner, Lojas CoolCat (Taguatinga Shopping / Alameda Shopping) ou pelo site, clique aqui.

Informações: (61) 3323-9593 ou pelo site oficial do FIB (clique aqui).

* valores referentes à meia entrada.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru