domingo, 10 de maio de 2009

Uma Análise Sobre o Filme Che


Poucas personalidades em todo o mundo são tão reverenciadas. E não apenas por militantes políticos de esquerda. Mas também por outros não tão de esquerda assim. Fui ativista do Movimento Estudantil na UnB e vários dos meus amigos e companheiros do movimento eram admiradores de Che Guevara.
O filme ajuda um pouco a conhecermos a história política de nosso continente. As década de 50 e 60 foram de repressão. Ditaduras estavam em vigor em quase todos os países da América do Sul. Todas elas orquestradas pelos Estados Unidos da América na sua infinita gana de poder e supremacia. Os EUA articulavam a derrubada de líderes democraticamente eleitos mas que não rezavam sua cartilha. Fulgêncio Batista, então governante de Cuba era uma marionete nas mãos americanas. E neste contexto surge Ernesto Che Guervara.
No filme, entre cenas aparece uma entrevista de Che a uma jornalista, onde evidentemente, ela faz perguntas sobre o movimento por ele liderado e seus ideais.
Na obra também aparecem várias cenas de guerras travadas em solo urbano. Não as originais. Mas as gravadas para o filme. O discurso de Che nas Nações Unidas é simplesmente fantástico.
Benício Del Toro (que dá vida ao guerrilheiro) foi vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes.
A direção é de Steven Soderberg, vencedor do oscar de melhor diretor com 11 Homens e um Segredo. A fita também conta com Rodrigo Santoro no papel de Raúl Castro, atual presidente cubano, irmão de Fidel Castro.
Uma boa opção de lazer e conhecimento.

Abaixo, algumas das principais frase de Che Guervara. Parte delas, vemos no filme.

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

" Um povo sem edução, é um povo facilmente enganado."

"A farda modela o corpo e atrofia a mente"

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

"Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética."
"Derrota após derrota até a vitória final."

"Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar."
"O conhecimento nos faz responsáveis."

"O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental."
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário."
"DEVO DIZER, CORRENDO O RISCO DE PARECER RIDÍCULO, QUE O VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO É MOVIDO POR UM GRANDE SENTIMENTO DE AMOR. AMOR PELA HUMANIDADE, PELA DEMOCRACIA, PELA JUSTIÇA"

"Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo."

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

"MUITOS DIRÃO QUE SOU AVENTUREIRO E SOU MESMO,SÓ QUE DE UM TIPO DIFERENTE,DAQUELES QUE ENTREGAM A PRÓPRIA PELE PARA DEMONSTRAR SUAS VERDADES."

"Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados."

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado."
"Temos de endurecer sem perder a ternura."

"A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela."

"O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita."

"Eles podem até tirar minha vida, mas nunca minha liberdade."
Obs: Enfim, seu único defeito era ser argentino... (eheheheh)

2 comentários:

Portal80 disse...

Belo blog e ... essa frase do AMOR, tuuudo mesmo. Ai ai ....

Che lindo, seja que ator for. rs Agora, gostei do filme, não sei, parece que deu pra entrar, pareceu que estavamos lá, in loco. Puta vontade da segunda parte, já!

Esperei para ver, gostei, as frases de Che são perfeitas, muito intensas e dois pensamentos me vieram muito fortemente à cabeça.

Mesmo não sendo militante de nada, etc, deu vontade de poder trocá-las com alguém. hehe Por ex: 1. as FARC poderiam, através da luta armada, dos ideais, seguir os passinhos da revolução proposta pelo revolucionário? 2. A questão do poderio de Fidel-ditador hoje copiado por outros países latinos ... também refletiria esse ideal de justiça, liberdade, revolução? Ou seja, xiitas, que em nome do povo, querem promover toodas as mudanças, e com isso fechar o país. Vejo um certo orgulho ai: de nós nos bastamos, mas a miséria da América Latrina é e sempre foi algo evidente.

Para mim, Che superou Fidel. Foi além. Mas a ideia de domínio sobre o outro, o mais fraco, o sem acesso, é algo subjacente. E acho isso muito perigoso, principalmente, dentro da política. E, mais ainda, na relação com os outros países. Não dá para radicalizar sempre senão acaba virando o outro lado do império norte-americano.

Carlos Henrique. disse...

Achei seu comentário extremamente inteligente. Mas não acho que o modelo Fidel Castro está sendo copiado por outros países latinos. Posso estar equivocado, mas me parece que vc se referiu ao Chávez, Evo, Rafael Correa... . Se fôr, eu discordo. Esses caras não são ditadores. São nacionalistas. Estão tomando medidas protecionistas para seus povos e países. Tanto que na Venezuela, a ameaça de golpe é constante. Estão se protegendo para não serem vítimas de um. Além do mais, em todas as medidas, o povo é consultado.

Abraços;
Carlos Henrique.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru