terça-feira, 28 de abril de 2009

Festival de Cinema - Semana da Europa

Gente, essa semana começa a Semana da Europa em Brasília.
O evento é uma tentativa de trazer para Brasília um pouco da Europa, por meio de exposições, mostras de cinema e culinária.
Especificamente, a mostra de cinema da União Européia, ocorrerá no Auditório do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios.
O evento é gratuito e não há necessidade de comparecimento antecipado para a retirada dos ingressos.
Haverá a mostra de DVDs legendados em português, com temática intercultural ou comédias.
Período: de 02/05 a 10/05/2009

Os filmes e sinopes:

Sábado - 02/05 - 18h30
Curtas-metragens (60min)

Alemanha Just Get Married
Depois de dez anos na Alemanha, o estudante universitário sírio Ramzi Sharif sente-se completamente integrado. Porém, seu visto de permanência expira após a conclusão do curso. Se ele quiser ficar na Alemanha, tem que se casar com uma alemã. Mas as mulheres alemãs são complicadas. Além disso, a mãe de Ramzi não consegue entender porque ele não quer retornar para a Síria.

Luxemburgo Escola de Línguas
Prostitutas de bloco oriental aprendem o dialeto frâncico-luxemburguês numa escola de línguas. Elas precisam aprender esse dialeto para atrair seus clientes numa linguagem adequada. Sua clientela inclui obviamente funcionários da Comunidade Européia, entre outros. Na sala de aula ao lado, turistas aprendem palavrões para poder se defender das multas de trânsito que recebem. No fim dessa situação grotesca, uma das prostitutas se casa com um dos policiais de controle de estacionamento. Segundo o jargão de seu ex-cafetão, ela „is not available for The European Union anymore“.

Espanha Padam
Pilar quer fugir da solidão e contata uma agência de namoro. No seu primeiro „blind date“, ela conhece o jovem croata Marco, que busca uma mulher por razões bem diferentes. Na realidade, ele espera conseguir um visto de permanência. Apesar das expectativas diferentes, da diferença de idade e dos inúmeros preconceitos, começa a surgir uma afinidade entre eles.

Alemanha Passageiro Clandestino
Uma senhora idosa insulta um estrangeiro negro, que está sentado ao seu lado no bonde. Ele agüenta as xingações racistas sem reclamar, nem demonstra qualquer tipo de irritação. Até o momento em que ele toma a passagem da mão dela, pouco antes do controle de passagens, e engole o bilhete num piscar de olhos. Quando o controlador vem, ela tenta convencê-lo que é inocente.

Sábado - 02/05 - 20h15

Alemanha Cinco dias, cinco noites - 100 min
Portugal, fim dos anos 1940. André, 19 anos, vê-se forçado a abandonar o país depois de fugir da prisão. No Porto, uns amigos arranjam-lhe um passador (Lambaça), contrabandista brigão que conhece bem a fronteira de Trás-os-Montes. A antipatia e desconfiança mútua nascem logo no primeiro encontro. Mas, ao longo de cinco dias e cinco noites, escondem-se da polícia política e com a ajuda de muitos conhecidos de Lambaça (entre os quais a bela Zulmira), os dois homens vão ter tempo para se conhecer melhor um ao outro. Daí irá nascer uma amizade que nenhum deles se esquecerá.

Domingo - 03/05 - 18h30

Alemanha Helsinki - Napoli All Night long - 97 min
Este filme de 1987, do início da carreira de Mika Kaurismäki, prova que comédias clássicas de gângsters também podem ter uma dimensão intercultural. Na realidade, o título de seu filme é Helsinki Napoli, mas foi filmado em Berlim Ocidental na época do muro.

Domingo - 03/05 - 20h1530

Alemanha Nascido no Absurdistan - 111 min
A "comédia de enganos" é um gênero conhecido. No filme "Nascido no Absurdistan", o engano é a troca de dois bebês numa clínica de obstetrícia em Viena. Um engano que desencadeia a trama turbulenta.

Terça-feira - 05/05 - 20h15

Alemanha A estrela imaginaria - 106 min
Uma jornada pelas fantásticas paisagens de uma China transformada, da agitada Xangai às fábricas nas áreas rurais. Um engenheiro italiano descobre um defeito em uma peça de uma das caldeiras que foram recentemente vendidas a uma empresa chinesa. Ele rastreia o paradeiro da caldeira, indo parar em algum lugar no meio do território chinês com a ajuda muito mais do que fugaz da tradutora que está passando por sua própria jornada frente as mudanças de valores que estão acontecendo no país.

Quarta-feira - 06/05 - 20h15

Burkina Faso Suécia França Moi et mon Blanc - 93 min
Uma jornada pelas fantásticas paisagens de uma China transformada, da agitada Xangai às fábricas nas áreas rurais. Um engenheiro italiano descobre um defeito em uma peça de uma das caldeiras que foram recentemente vendidas a uma empresa chinesa. Ele rastreia o paradeiro da caldeira, indo parar em algum lugar no meio do território chinês com a ajuda muito mais do que fugaz da tradutora que está passando por sua própria jornada frente as mudanças de valores que estão acontecendo no país.

Quinta-feira - 07/05 - 20h15

FrançaCalendar Girls - 108 min
Chris é integrante do Women's Institute, uma associação nacional que congrega senhoras em torno de atividades, como feitura de doces e geléias, jardinagem ou tricô. Quando o marido de Annie morre de leucemia ela resolve se juntar ao grupo, em um movimento para ajudar o hospital local. Uma idéia muito tradicional e familiar, não fosse por um pequeno detalhe: as mulheres devem aparecer nas fotos completamente nuas.

Sexta-feira - 08/05 - 20h15

França Flores de um Outro Mundo - 108 min
Mal-entendidos culturais não se tornam evidentes somente quando se baseiam em idiomas diferentes ou conceitos diferentes de religião. Mentalidades diferentes também podem se tornar um problema quando são tão distintas como as caribenhas cheias de vida e os camponeses teimosos da região de Meseta, no centro da Espanha. E exatamente uma história dessas é o tema do filme „Flores de um Outro Mundo“ de Icíar Bollaína.

Sábado - 09/05 - 18h30

Alemanha Polônia Polska Love Serenade - 75 min
Na véspera do natal, Max e Anna viajam pela Polônia, mais ou menos voluntariamente, num VW Golf caindo aos pedaços. Enquanto o futuro advogado Max busca propriedades da família, a universitária Anna quer abandonar sua lata velha para receber o dinheiro do seguro.

Sábado - 09/05 - 20h15

Polônia Sexmissão - 116 min
Esta obra lançada em pleno regime comunista, é uma genial comédia encenada em um ambiente futurista, com breves cenas que fazem até mesmo lembrar da pornochanchada brasileira. Escondido sob uma sátira ao feminismo, o filme é sobretudo uma crítica aos regimes totalitários. Maks e Albert, voluntários em um experimento de hibernação, acordam em 2044 em um mundo subterrâneo, sendo os únicos homens sobreviventes, depois que o gene masculino foi exterminado acidentalmente em uma guerra nuclear. Agora, estas duas cobaias masculinas encontradas em uma escavação arqueológica, na sua busca pela liberdade, irão provocar muita confusão neste mundo só de mulheres. 8 prêmios.

Domingo - 10/05 - 18h30

República Tcheca Garrafas vazias - 99 min
Ao se dar conta de que não entende mais os alunos, decide finalmente se aposentar. Passa a viver isolado no apartamento com a sua esposa e sente que seu casamento não vai bem: a relação é tensa, forçada. Sem saber lidar com essa nova situação, Josef busca uma alternativa. Arranja emprego como atendente num supermercado. Ali, rodeado de pessoas, volta a se sentir parte de uma comunidade. Último filme da trilogia, precedido por Lições da infância (1991) e Kolya (1996), que o diretor desenvolveu com seu pai Zdenek Sverák, ator do filme e escritor.

Domingo - 10/05 - 18h30

República Tcheca Tempero da vida - 107 min
Numa estória envolvendo culinária, astronimia e geopolítica, uma família de gregos são deportados de Istambul quando irrompe as tensões entre os dois países. Rumo à Grécia para reconstruir, as lembranças da vida passada deixam marcas extremamente profundas neles.

Mais informações em Filmes - Semana da Europa

OBS: A moça da Semana Gastronômica ficou de me mandar os cardápios hoje, então, em breve sobre...

3 comentários:

Carlos Henrique. disse...

Oi Lini, legal essa mostra hein?
Vou tentar dar uma chegada lá.

Abraço;
Carlos Henrique.

Daniel Bastos disse...

Sensacional o post, sensacional o trampo, Aline. Parabéns!

Cristiano Porfirio disse...

Sensacional Lini, vou tentar comparecer!

Beijão!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru