domingo, 26 de abril de 2009

A Farra das Passagens

Nos últimos dias, temos assistido através da mídia as notícias pertinentes ao mau uso das passagens aéreas na Câmara dos Deputados. Denúncias de que amigos, namoradas e familiares estariam, irregularmente, fazendo uso das mesmas. Isso nada mais é, do que o reflexo de muitas irregularidades cometidas neste país, não só por parlamentares, mas por empresários, banqueiros, industriais e muitas vezes, pasmem, por pessoas comuns no dia-a-dia.
Nos Costumamos, todo dia, toda hora, a criticar políticos por suas desonestidades. Mas nos esquecemos de que os políticos são fruto da nossa cultura desonesta. No nosso país, reina a cultura da desonestidade e a crença de que ser honesto, é ser besta, burro, bobo e por aí vai.... .
Desque quando ser desonesto é que é o certo? E os políticos, como brasileiros, nasceram debaixo dessa cultura. São a consequência. Os nosso políticos, são a imagem da sociedade brasileira.
Quantas e quantas vezes, nós em nossas atitudes diárias, tomamos atitudes desonestas. São os cinco centavos do troco que não damos dizendo que não temos quando temos, são os "achados não são roubados" mesmo quando sabemos quem são os donos, os cheques sem fundo que são dados mesmo quando sabemos que temos dinheiro etc... . Temos que mudar essa cultura.
Mas enfim, voltando ao tópico inicial, é um absurdo que dinheiro público seja tão mal utilizado. Que sejamos, como povo brasileiro, mais uma vez passados para trás. Até concordo com o presidente da câmara deputado Michel Temer, de que nenhum deputado cometeu irregularidade porque não havia uma norma que tratasse a respeito. E aí, entra aquela velha norma jurídica, se não há lei proibindo, não há crime. Mas vejamos bem. É o óbvio de que não se deve usar verba pública para tais fins. O dinheiro das passagens, tem que ser tão somente para os parlamentares irem e virem para seus estados. No máximo para trazerem esposas e maridos para os acompanharem em um caso de necessidade. Mas para turismo, lazer jamais. Ou seja, podia até não ser ilegal, mas é imoral o uso como estava acontecendo. E se há convite para os mesmos participarem de palestras e tal, quem está organizando o evento e convida é quem tem que pagar.
E quando olhamos aqui para a Câmara Legislativa, vemos que o mesmo ou até o pior acontece. A casa já se transformou em vergonha e escândalo nacional. Como explicar que um Deputado Distrital, que é eleito aqui, mora aqui, receba Auxílio Moradia? Complicado...
Certa vez estive conversando com um determinado Deputado Distrital é o mesmo me disse determinadas coisas que são erradas são tão costumeiras dentro CLDF que todo mundo trata esses hábitos como sendo corretos e quando alguém questiona, quase todos criticam.
Não creio que todos os políticos, parlamentares sejam iguais. Isto é algo parecido como dizer que todos nós como seres humanos são iguais. Mas é evidente, que uma grande maioria tem muito o que melhorar para ser considerado honesto(a).
E nós temos que nos conscientizar de que tais coisas acontecem, por culpa nossa. Observamos tudo isso, nos indignamos, mas não nos mobilizamos como sociedade para exigir o mínimo de seriedade de nossos representantes. Temos que ter na mente (apenas para parafrasear Elisa Lucinda em seu poema Só de Sacanagem) que esse dinheiro é o meu dinheiro, o seu dinheiro, o nosso dinheiro. Dinheiro esse que poderia estar sendo usado na educação, na saúde, na segurança, e está sendo utilizado de forma desonesta e imoral, apenas para o desfrute de alguns (uma meia dúzia) enquanto poderia estar sendo utilizado para o bem de toda a sociedade.
Abraços a todos;
Carlos Henrique.

2 comentários:

Cristiano Porfirio disse...

Bando de político sem vergonha! Bom texto Carlão!

Carlos Henrique. disse...

Obrigado. Detalhe, vi na TV, que deram agora uma regulada nas passagens, mas estão querendo aumento de salário. Pode?

Abração;
Carlos Henrique.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru