terça-feira, 4 de novembro de 2008

Outras frequências - Cobertura

Com muita ansiedade fui para o show Outras Frequências - II Tributo EngHaw no sábado. Ansioso porque havia combinado com o Kleython Kell que eu iria subir no palco para fazer um quiz presenteando os vencedores com camisetas. Ansioso porque o I Tributo foi muito bom. E, querendo ou não, a entrevista feita com algum dos participantes gerou uma curiosidade sobre a concepção geral.

Casa cheia! Muito cheia! Récorde de público no SESC 504 norte. O ar-condicionado, creio eu, arregou. No camarim, fotos, descontração, Red Bull e ensaios de último minuto... Eduardo Amorim (violão) e Vavá Gomes (Acordeon, que é o nome chique de Sanfona) ensaiavam, pela primeira vez, Refrão de Bolero. Se ficou bom? Aguarde e confira.

O show começou com voz e violão. Kleython Kell, que foi produtor, cantor e aquilo tudo que eu já citei, Eduardo Amorim (violão, gaita e vocal) e Willian Gomes (Teclado) subiram ao palco e iniciaram o show. Depois da primeira música, ou segunda música, não me lembro bem, Thiago Barral (Baixolão) e Sandro Marra (Bateria) entraram pra fazer a competente "cozinha" do show. Júnior Jhons, Marcel Stanlei e Eduardo Amorim revezaram-se nos vocais. Vanessa Soares (violino), Daniela Macedo (voz), Thiago Lourenço (Violão) e o Vavá Gomes (Acordeon) completaram o scratch, sem deixar a emoção cair.

E, falando em emoção, não faltaram momentos emocionantes no show. Kleython Kell tentou explicar a aposentadoria e quase chora. Na hora da entrada de Daniela Macedo, para cantar, e Vanessa Soares, para tocar, a parte masculina da platéia foi ao delírio... hauehauehauehauh...  Kell dedicou música. Thiago Barral dedicou música. Os integrantes da banda presentearam Kell com um quadro pintado com uma figura dele tocando e ele, de novo, quase chora. Se fosse eu, tinha chorado muito. Mas eu não sou muita referência, já que eu chora até em inauguração de supermercado.

A produção do show foi muito boa. Tecnicamente, creio que teremos um bom DVD. Apenas na última música, uma chiadeira da desgraçada apareceu... e, infelizmente, na única música com guitarra, baixo e bateria... coisas da vida.

SET LIST

O show foi, primordialmente, acústico. Para mim, o set list do primeiro foi melhor. Foram mais clássicos nas versões plugadas. Entretanto, nesse show, notou-se uma grande preocupação com o acerto das músicas, sonoridade dos acordes e tal. Talvez minha opinião seja influenciada pelo fato de eu preferir as músicas plugadas. Mas isso é uma outra discussão.

Set Acústico - Bateria, baixolão, vários violões na mão de Kell, teclado e participações.

Força do Silêncio - Lado D dos Engenheiros. Eu não conhecia a música. Muito prazer.
Na Veia - Canção do álbum Dançando no campo minado. Gaita marcante.
Eu não consigo odiar ninguém - Para mim, a melhor música do álbum Novos Horizontes. Versão fiel à original.
3x4 - Uma das melhores canções dos Engenheiros. A melhor do set do show. A que mais me surpreendeu. Música que dá um aperto no coração.
Pose - Participação da Daniela Macedo fazendo a voz que no Acústico foi feita pela Clara, filha do Humberto. Eu não goste da versão do acústico, pois corta os melhores versos da canção original:

"tô fora voodoo, ranço, baixo astral
não vou perder meu tempo brincando de ser mau
não vou viver pra sempre nem morrer a toda hora
como rasgos pré-fabricados num novo-velho blue-jeans


morte anunciada, direitos autorais
pela tv a cabo uma baleia acaba de nascer
nascer pode ser uma passagem violenta
o futuro se impõe, o passado não se aguenta

meninos de engenho, santa ingenuidade
santíssima trindade: sexo, drogas & rock'n'roll

é pura pose
...pois é...
pós-qualquer coisa
...o pior não é isso...
é pura pose
...é dose...
posteridade
...e o pior não é isso..."

Seguir Viagem - Primeira participação de Vanessa "piercing no lábio" Soares. Letra sensacional. Música boa. Versão boa.
Nuvem - violino ainda no palco. Lado B dos Engenheiros. Música do álbum Minuano, que o Cristiano odeia, mas pra mim, é um dos melhores... haueheauheuaheuhe

Até esse momento do show, todas as músicas foram cantadas pelo Eduardo Amorim.

Terra de Gigantes + Números - Momento intimista do show. Kell convida ao palco, para violar tocão tocar violão e cantar, Marcel Stanlei, irmão de Júnior Jhons, e, conforme demonstrado no dia, uma espécie de faz-tudo e semi-irmão de Kell. Música igualzinha ao acústico, com a inserção do refrão de Números no meio de Terra de Gigantes.

Daqui pra frente, Júnior Jonhs nos vocais.
Até o fim - Clássica música para mim. Só tem duas músicas que eu prefiro a versão acústica: Até o fim e Era um garoto...
Piano Bar - Uma das músicas que eu mais gosto do Engenheiros. Já cantei ela no ouvido de algumas mulheres. Só não é mais eficiente que Enrosca e Caça e Caçador, ambas do Sr. Fábio "Style" Júnior.
O preço - Kell convida Thiago Lourenço para tocar. Uma "promessa" que fez após o I Tributo. É muita emoção, diria Glória Maria. Música especial pra mim. Foi a primeira música que ouvi do HG3. Kell já tinha me falado que ia tocar. Muito bom.
Rerão de Bolero - Solos de acordeon e guitarras. Pareceu ser uma das músicas mais ensaiadas do show. Porém, presenciei o primeiro e único ensaio, 20 minutos antes do show, entre Vavá Soares e Eduardo Amorim. A melhor performance. Sensacional.
Vida Real - Vanessa Soares retorna ao palco para ficar até o final. Júnior Johns faz um discurso sobre a evolução muscial dos Engenheiros, desde os anos 80 para a atualidade. Concordo com ele. Depois compara com o rock atrasado de protesto da Plebe Rude. Discordo dele, mas entendo, já que ele é um grande fã de Capital Inicial (Piada Interna).
Dom quixote - A única música que se repetiu do primeiro show. A melhor do álbum Dançando no campo minado.
Outras Frequências - A música que dá nome ao show. Não podia faltar.
Faz Parte - Outra música lado B. "Devolva-me o que você levou ou leve-me contigo : perca-se comigo" sensacional! Outra do Minuano.

No intervalo entre Faz Parte e o bis, subi ao palco para fazer um rápido quiz presenteando os acertadores com duas camisetas especiais do show. Por coincidência, os dois acertadores são primos do Kell. Não tenho nada a ver com isso...

Bis

Muros e Grades - Boa escolha da música para o bis. Pena que deu um não-sei-o-que lá num-não-sei-aonde e fez uma barulhada lá. Mas mostrou a força dos Engenheiros com guitarras. Pensei que poderia ter sido feita com todos os músicos no palco... tipo um We are the world... uma grande celebração... não precisava ser tocando... podia ser fazendo coro...  

Uma palhinha do show. Dom Quixote filmed by pai da Dani.

Bem... foi assim o último show de Kleython Kell. Bem... não sei se foi bem assim. Essa é a minha versão. Eu gostei. Por ser acústico, talvez o show não tenha sido empolgante em todo os momentos, mas foi visível a dedicação dos músicos para com o projeto, a preocupação de Kell com a qualidade do evento e eu vou comprar o DVD quando o Kell anunciá-lo no Mercado Livre.

Daniel Farinha

PS1: Quando comecei a escrever o post, não havia ainda tido essa "polêmica" pelo texto do Cristiano. Discordo de várias opiniões dele, mas defendo até o fim o direito dele escrever. Não vou me alongar porque minha opinião está aí em cima. E tenho dito.

10 comentários:

Anônimo disse...

Vanessa "Piercing no lábio" Soares foi ótimo rsrs
Bom post...
Críticas, elogios, aquela ponta de humor, mas responsável...
É isso aí, que pena que foi o último do Kell =/

Valeu
Vanessa Soares - Violino

H. disse...

Olha é muita emoção pra um dia só!
Eu gostei do post,ate demais,tipo um alívio interior auhsuahusha
Nao da pra comentar detalhes,nem to pensando direito!
Mas agradeço a Deus por esse post aqui aushuahsuahusha
Ah amo Piano Bar é minha preferida e depois Refrão de Um Bolero!
Eu amei o show como ja disse muitas vezes e tbm vou comprar o DVD!
Tbm acho q o Cristiano tem o absoluto direito de opinar da forma q quiser,o mal de tudo é q a maioria nao esta acostumada com a sinceridade dele rs

Tiba 4P disse...

Como é impressionante a visão de pessoas diferentes para a mesma coisa.

Não é certo nem errado é apenas opiniões.

Abraços!
Tiba

Anônimo disse...

Melhor essa crítica! Agora dá até pra comentar e dar opinião!...

Poxa... eu gostei muito do Show! (pra mim foi um show)... os arranjos estavam inspiradores e os músicos muito bons! Eu não tenho competencia para falar da batera e do baixo, mas o teclado que também fez o backing, fez os dois Muito bem! O violino e o teclado estavam muito bem sintonizados...talvez pelo retorno, não sei... mas eu gostei... O violino foi um diferencial marcante só teve um GRANDE PROBLEMA, o microfone estava baixo!!! Eu fiquei muito frustrado por isso!! Esse "bendito" microfone baixo tbm foi usado pela Daniela no Vocal, o que tirou grande parte do brilho da voz dela... eu escutava mais a voz dela do que a voz amplificada... uma pena mesmo!... O violão, guitarra estavam muito bons!...
Gostaria de saber como foram feitos os Arranjos... se foi alguém que fez ou cada musicista fez o seu... quem fez tá de parabéns!!!!
O polêmico vocal... bom... eu não gostei... mas não por causa do estilo ou dos tibres... eu gostei de todos os tibres, mas como vocalista eu acabo prestando muita atenção no vocal... e acho que gostaria que me criticassem construtivamente se eu estivesse lá na pele deles!...
O Primeiro vocalista tem um tibre bonito e uma tranquilidade na voz que é legal, mas a presença de palco dele não é boa, interpretar de olho fechado é meio foda pq perde muito da INTERPRETAÇÃO, ele semitonou um pouco e foi bem linear... faltou um pouco mais de "punch"...saca?... mas acho que tudo isso foi por causa do nervosismo...talvez...
O segundo cantou só uma música... mas eu gostei muito!!! Não tenho muito o que falar, pq numa música só não dá pra ver tanta coisa! Só que gostei! Me tocou a interpretação e ele cantou bem...
O Johns... bem, acho que dele eu devo ter cobrado mais pq ele foi mto elgogiado antes de começar... botaram e botou uma banca que na hora de cantar não conferiu, acho que é válido como experiência de vida... é melhor chegar humilde de boa e depois mostrar seu valor do que chegar com banca e decepcionar, pq dae a queda fica muito grande... enfim... eu tenho 3 críticas mais graves com ele: 1- o vibrato excessivo, uma outra amiga que estava comigo disse que seu vibrato era vício vocal, eu acho que era estilo... acho que não faz diferença... o vibrato é muito massa, mas como todo recurso tem saber usá-lo (o que não é fácil), a Eddit Piaf usava e todo mundo gostava, mas olha o estilo dela?... vibrato demais em um rock pop, acho que não convém... mas isso é bem subjetivo... 2- as finalizações de frases!! Ter mais atenção ao finalizar a frase... a frase morria e quase sempre a última palavra ficava pela metade, isso dá impressão que a música tá arrastada, ou que o cantor tá sem fôlego... não é legal... 3- muito esforço pra pouco som, eu acho que vc tem extensão vocal pra cantar as músicas com tranquilidade, mas parecia fazer muito esforço pra sair mto pouco som... dae o microfone do vocal que estava bem alto acabou contando mais que o cantor... (se eu não me engano o microfone foi equalizado pelo vocal do johns, certo?). Acho que é isso... espero que minhas críticas possam ser úteis, se vc gosta de música e está disposto a seguir com ela você é mais especial que qualquer um que te critique... Boto muita fé!

UFA! Falei mais que o "homem da cobra"! Desculpem o texto gigante e algum erro de português...

A pergunta que não quer calar:
Vai aposentar TUDO Kell?
Guitarra
Produção
e Música?

Se sim... é uma grande perda!...

DanyZinha disse...

Nossa, agora sim neh!
Realmente meu microfone tava mt baixo, e eh claro que a música POSE é mamão com açúcar de cantar, nao esperava nenhum elogio enorme pela minha aprensentação, apenas estava lá pelo Kell, que me convidou e eu me senti mto honrada de fazer parte desse show tao lindo e emocionante, e estar cercado por músicos tão competentes e talentosos!

"video by pai da Dani" foi otemo!
Essa foi uma das melhores músicas do show, se nao a melhor, na minha opiniao!

Pena Kell se aposentar [3]

Kleython Kell disse...

Oie Pessoal, mais uma vez agradeço a todo apoio, e Alexandre, respondendo a pergunta que não quer calar, por tempo indeterminado, to parando de tocar. Com certeza estarei ai ajudando na organização de shows de grandes amigos, como Johns, mas cuidando daquelas necessidades não menos importantes de fora do palco :) Um dia, quem sabe, estaremos ai de novo.. abraços e beijos

Kleython Kell

Anônimo disse...

KELL, REFORÇO O CORO: POR FAVOR, NÃO DEIXE A MÚSICA.
QUANTO AO SHOW, ADOREI!! VC EH ESPECIAL. ACHO QUE CADA UM DEU O SEU MELHOR, CANTANTO E TOCANDO COM GARRA E CORAÇÃO; SE DOANDO POR INTEIRO.FOI MTO BOM MESMO! E, PARABÉNS, AMIGOS ASSIM COMO VC TEM SÃO RAROS.

Anônimo disse...

Kleython Kell :

Oie Andrea, mais uma vez obrigado pelo elogios, suas palavras e apoio sao sempre muito importantes pra mim, pode ter certeza disso. E concordo plenamente, cada um de nos deu seu melhor la, e esses amigos sao especiais mesmo, anjos em minha vida. bjaoooooo

Dado Amorim disse...

Bom galera, ainda não tinha lido este tópico, mas me foi comunicada sua existência pelo Daniel, amigo de EngHaw e fã de fé tb.
Bom, como opiniões são divergentes, alguns gostaram outros não, faltaram músicas ou sobraram canções? Isso não sei dizer, mas cabe a mim, como protagonista e participante apenas elogior a todos.. digo, todos que tocaram, todos que ajudaram na produção, todos que planejaram, todos que se empenharam (e ficaram madrugadas a dentro no estúdio kkk) e a todos que cantaram, inclusive, a platéia.
Esse show deixou saudades...
Bom, justificar-me também, creio que não é espaço para isso, porém, como o próprio HG disse: "vc só entenderia as coisas que eu escrevo se vc visse o que eu vejo e "lesse" o que eu leio (desculpem a ignorância, fiquei na dúvida do verbo ler e estou sem tempo de procurar), mas seguindo, Enghaw pra mim é isso, uma coisa tosca, por isso é tão bom, tosca e simples, portanto, ao menos para mim, um tanto linear no vocal e qto a fechar os olhos, pode ter sido demasiado, peço desculpas, mas assim conseguia me concentrar mais e também detesto aqueles holofotes (...holofotes nos meus olhos, cegam mais do que iluminam...).
Enfim, obrigado Daniel por ter comentado sobre o tópico e me enviado o link, espero que tenha gostado do show da LDC no domingo, abraço e até a próxima.

Dado Amorim disse...

Ah, e pede pro Cristiano colocar uma foto minha mais bonita no tópico "descendo a lenha, mandando ver, sentando a pua, rodando a baiana" kkkkk

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru