quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Museu do (muito mais que) FUTEBOL!

Olá, Salve todos nossos fiéis leitores!


Antes que comece as raivinhas de:

"Como ele tem coragem de falar de futebol aqui? Já escreve aqui sobre isto!"

Na verdade eu não escrevo sobre futebol aqui e sim sobre o Flamengo.

Ou então está:

"O site/blog não é de cultura, por que falar de futebol?"

Bem, quer queira, quer não, o Futebol é parte da nossa cultura, assim como as novelas eu não gosto, mas fazer o que? É e pronto!

Só que antes de mudar o endereço no seu navegador leia, não vai se arrepender.

Minha viagem para São Paulo tinha que ter uma passada pelo Museu do Futebol, pois sou louco pelo assunto, fui ao Museu da Língua Portuguesa como já contei aqui e já tinha me impressionado como os organizadores deixaram um museu tão legal.

No do futebol não foi diferente, já começa pelo lugar escolhido, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido comoPacaembu, em alusão ao bairro paulistano que abriga o estádio municipal.

Já é um bônus, e a idéia é fodaça, começa que o museu é por baixo das arquibancadas, o estádio fica na encosta de um barranco, pois é característica do bairro que fica numa grande depressao da cidade.

Você vai andando pelo museu por baixo do estádio, super idéia e cheio de surpresas.

Bem, primeiro uma puta fila para entrar o museu abre de terça a domingo das 10 h as 17 h, no domingo é lotado. Então chegue bem cedo!!!!!!!!
Você entra e se depara com umas paredes decoradas com quadros sobre futebol, olha que eu vi até do Brasiliense e do Gama lá.

Na entrada tem a exposição temporária que eu declinei, pois era do Pelé, muito obrigado, deixa para a próxima, Pelé tem interesse não, ainda bem que ninguém que estava comigo quis ir, na próxima se for alguém interessante vou conferir.

Subindo as escadas você entra na exposição permanente, mas que é mutável, pois a história do futebol não para, e é isto que você tem que ter em mente, o museu é do futebol, não da seleção nacional ou de algum time específico. É lugar para ir mais de uma vez, tenha certeza.

Você entra numa sala escura com telas separadas como se fosse baias com pessoas famosas do esporte ou não numa tela falando sobre seu gol inesquecível, vale a pena parar ali por horas, na mesma sala tem lugares como cabines que você ouve narrações de rádio, sou fã do Luis Penido, mas tem Osmar Santos entre outros.

O sistema ainda está sendo aprimorado, pois será interativo, você poderá escolher os vídeos e as narrações no rádio, que é estilizado, você escolherá a narração mexendo num dial de um rádio.

Saindo desta sala que já dá para ficar horas se deliciando você vai para um espaço que simula você no meio da torcida, são telões sendo projetados nas rochas gigantescos e um sistema de aúdio bruto que parece que você está no estádio lotado, meu, são várias as torcidas é de arrepiar. Para quem nunca foi num estádio da vontade de não sair de lá nunca, a vibração da torcida sem a violência dos estúpidos.

Saindo deste espaço por uma porta giratória você vai para uma sala com vários quadros que giram, são fotos na frente e atrás, do Brasil na época que chegou o futebol no Brasil, vale a pena conferir por horas, são muitas coisas, com monitores explicando coisas bem legais.

Saindo deste espaço passa-se por um lugar com um telão contando alguma história bem legal, dei azar e peguei a final de 1950, saco cheio desta história.

Passei direto e fui para os famosos totens das copas, muito legal, são totens com 4 copas, histórias do campeonato, história do mundo na época e história do Brasil na época, muito legal, você fica hipnotizado pelos vídeos.

Saindo daí, vem uma exposição de números, estatísticas e tudo mais, adorei, pois sou louco por isto, foi o que menos vi, pois estava com pressa e já sabia muita coisa que estava lá.

Depois mostra as regras do futebol com painéis legais e bem feitos, tem um espaço que mostra a evolução dos materiais esportivos, vale a pena ver que o pesssoal antigo sofria pakas.

Antes de sair deste espaço tem uma abertura para o um lugar que dá visão do gramado do Pacaembu, que diga-se de passagem estava ótimo, e deu para ver os rastros dos torcedores do jogo do dia anterior.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: em dia de jogo no estádio o museu não abre.

Continuando, você encontra painéis com todos os times que jogaram pelo uma vez no Campeonato Brasileiro, e não é que encontrei erro de informação no painél do flamengo! Pode?

Pois é, informei o funcionário que estava no setor, data de fundação errada e faltando um título o da Copa do Brasil de 2006! Logo no do Flamengo!!!!!!

Neste painéis você encontra o Brasiliense, Gama, Taguatinga, Sobradinho e o CEUB. E um monte de time que você provavelmente nunca ouviu falar.

Neste espaço tem o famigerado simulador de chute, se prepara tem fila toda hora, mas é legal, ele mostra velocidade do chute, não pude tentar, o meu filho de 11 meses já estava com fome ai já viu né, fica para a próxima, e ele chuta também...

Na saída tem uma loja bacana com uma penca de coisa para enganar as pessoas apaixonadas por futebol, nesta hora achei que puxaram a sardinha para o Curintia, mas a loja é mais antiga que o museu, se chama Roxo e Doentes e os garçons do restaurante que fica lá tem o uniforme parecido com o do Curíntia também.

Reclamação só que na loja eles escrevem e colocam números nas camisas, mas não tinha padrão nike, fiquei puto, mas deixa para lá. O boteco também é legal.

Bem, tem um monte de coisa que não falei que é para ficar curioso!

Acesse o site



Lembrando: Inteira R$ 6,00 meia R$ 3,00.

Quando estiver em Sampa não perca tempo, se não gosta de futebol, passe por lá e espere o que vai acontecer com você.

Salve todos!

7 comentários:

Anônimo disse...

Tiba;

Nada mais justo, afinal o "curitia" é o time mais popular do estado..ehehehehe

Abraços

Carlos Henrique.

Anônimo disse...

Eu ficaria puto se estivessem com a camisa do "Safadinho Gaúcho", do Ronaldo Gordo e mascarado, do Roberto Carlos e/ou do Cafú. Aí eu pediria meu dinheiro de volta!!!!

Carlos Henrique.

Tiba 4P disse...

Bem, mesmo assim é o museu do futebol, mas entendo a alusão vende mais.

Sobre o comentário do Carlos Henrique não entendi a citação dos nomes.

Respeito a opinião, mas discordo, enfim, é assim que se dá neste blog.

Anônimo disse...

Meu caro Tiba;

A copa de 2006 prova tudo.....
Entendeu agora?

Abraços.

Anônimo disse...

Tiba;
O comentário acima é meu....

Carlos Henrique.

Anônimo disse...

Ah, desculpa a Olimpíada também....

Carlos Henrique.

Anônimo disse...

Mas achei legal a matéria que tu fez. Muito boa. Assi que tiver a oportunidade, irei conhecer o museu.

Carlos Henrique.

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru