segunda-feira, 14 de julho de 2008

Os Titãs: Primeira parte.

Matéria especial, aquecendo os motores para o dia 19/07 - Titãs + Paralamas!

titas1

A banda

arnaldoantunes A formação titânica revela uma das bandas mais legais e malucas do Rock Nacional. Desde os anos 80 esses paulistas nos brindam com experimentalismo e som coeso, cada disco do grupo é uma história, pena que toda história tenha seus vilões. Do octeto restaram apenas Branco Mello, Charles Gavin, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, as baixas alteraram para sempre o processo de composição dos Titãs. A primeira foi a de Arnaldo Antunes em 1992, durante a turnê de Tudo Ao Mesmo Tempo Agora por divergências artísticas, fromer_pbAntunes continuou amigo dos caras e participa até hoje dando canja em shows. A segunda foi de Marcelo Fromer (1961 - 2001), durante o processo de produção do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, foi vítima –  assassinado – de atropelamento enquanto fazia Cooper em São Paulo, assassinado sim, pois um motoqueiro que atropela um cidadão e não presta socorro, em minha opinião é um assassino, o senhor Erasmo Castro da Costa Junior foi preso um ano depois em nando_reisvirtude de denúncias. E a terceira baixa deu-se durante os shows  de A Melhor Banda...(2002), o baixista Nando Reis sabia que o mundo é bão Sebastião e ele queria esse mundo só para ele, o que gerou uma relação indigesta entre ele e o quinteto.

Os Titãs depois de 15 discos autoriais e ao vivo, não estão contabilizadas as coletâneas, ainda estão na ativa e possuem um valor imensurável para o Brock, leia-se Rock Brasil. Brasília no próximo dia 19 de julho celebrará o lançamento do CD/DVD Paralamas + Titãs juntos ao vivo, 25 anos de Rock. Serviço do show no final desta matéria.

capa_1A Obra

Titãs (1984): O disco homônimo de estréia produzido por Pena Schmidt, era alegórico e muito alegre, seu hit instantâneo foi a deliciosa Sonífera Ilha e tem como destaque Marvin, Go Back, Querem Meu Sangue e Toda Cor.

capa_2 Televisão (1985): A produção do segundo LP ficou a cargo de Lulu Santos, o disco mostrava a evolução da banda e a canção crítica Televisão era sucesso imediato. Insensível, Pavimentação, Não Vou Me Adaptar eram muitos boas. Autonomia e Massacre fechavam o bolachão demonstrando o que ainda estava por vir.

capa_3 Cabeça Dinossauro (1986): Porrada na boca do estômago, resultado de uma banda em estado de graça artística. Cabeça foi produzido pelo Liminha, um mentor do Brock, trazia em sua capa os primitivos desenhos de Leonardo da Vinci (Museu do Louvre/FR) e criticava todo o sistema englobando a família, religião, educação, segurança e o Estado eu uma coleção de hits e clássicos. Obrigatória a figuranção deste em qualquer lista dos 10 maiores discos nacionais de todos os tempos. Afinal o que dizer de um disco que tem a poderosa Cabeça Dinossauro, a gutural AA-UU, a desafiadora Igreja, a emblemática Polícia, as violentas Estado Violência e Porrada, as que tratam de outras doenças sociais como Tô Cansado, Bichos Escrotos, Família, Homem Primata e O Que. Espetacular!!! Foi o primeiro show dos caras que eu fui, demais, até hoje lembro de Nando cantando Igreja.

capa_5 Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987): Sensacional álbum, em relação às letras dá continuação a temática do disco anterior, recheado de clássicos e hits, o vigor do Rock n' Roll aqui é incorporado a sons eletrônicos e arranjos irreparáveis e mais uma parceria com o Liminha. Destaco Todo Mundo Quer Amor que choca os puritanos, Comida fala das necessidades humanas, O Inimigo um alerta, Corações e Mentes é uma leitura da loucura de relacionamentos, Diversão é solução, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas é filosófica, Mentiras a busca pelo eu, Desordem é a indignação, Lugar Nenhum a globalização, Armas pra Lutar e o desarmamento, e Nome aos Bois é a canção dos ditadores.

capa_4 Go Back (1988): Captado no famoso Festival de Montreux na Suíça em 1988 é um dos melhores discos ao vivo que já escutei. Liminha mais uma vez na área e a banda entrosadíssima. Releituras definitivas para ótimas canções lado B como Pavimentação, Massacre, Nome Aos Bois, Massacre e Não Vou me Adaptar. Versões cheias de energia para clássicos como Bichos Escrotos, Diversão, Marvin, AA-UU, Polícia, Cabeça Dinossauro, Lugar Nenhum e Go Back. A capa é super legal com fotos do grupo enquanto crianças. Álbum obrigatório!

capa_6 Õ Blésq Blom (1989): Provavelmente o primeiro disco com mais elementos sonoros do Rock Nacional, produção cuidadosa e caprichada a cargo de Liminha. A clássica Flores e a ótima Miséria tornaram-se hits instantâneos. Um disco de faixas excelentes como Miséria, Racio Símio, O Camelo e o Dromedário, Palavras, Medo, Flores, O Pulso, 32 Dentes, Faculdade e Deus e o Diabo. As curiosas músicas que abrem e fecham o trabalho são de Mauro e Quitéria, repentistas nordestinos descobertos durante a turnê de Go Back. Um LP irrepreensível que tem como virtude o bom gosto de brincar com as palavras, encerrando a melhor criativa fase da banda.

capa_7 Tudo ao Mesmo Tempo Agora (1991): Adoro esse disco de rock furioso, apesar de ser escatológico e um fracasso retumbante de vendas. Continuava a brincadeira com as palavras, na capa a colagem de órgãos humanos e no encarte fazia-se questão de alertar que foi composto, arranjado e produzido pelos próprios Titãs, para não destacar ou melindrar ninguém, querendo mostrar a força do conjunto que presenciou durante seus shows de divulgação a saída de Arnaldo Antunes, que já batia de frente com a banda desde Õ Blésq Blom. Destacaria Clitóris, Já, Eu Vezes Eu, Saia de Mim, Agora, Não É por Não Falar, Se Você Está Aqui e Eu Não Sei Fazer Música.

capa_8 Titanomaquia (1993): Produzido pelo estadunidense Jack Endino, responsável pela produção de disco de bandas grunges como Nirvana, Mudhoney e Soundgarden alterou freneticamente a sonoridade do grupo. Este para muitos significa um marco, para mim um disco de clássicas canções como Será que É Isso o que Eu Necessito?, Nem Sempre se Pode Ser Deus e Hereditário, e outras boas como Fazer o Quê?, A Verdadeira Mary Poppins e Taxidermia.

Amanhã a 2ª parte desta matéria especial. Aguarde!

SERVIÇO:

pds_titas_bsbDia: 19/07/2008

Local: Marina Hall

Ingressos:

Valor do 1º Lote:
• Platéia: R$ 35,00 (meia)
• Camarote: R$ 50,00 (meia)

À venda na Free Corner e Livraria Leitura.

Os preços divulgados estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Informações: (61) 8414-2100 ou 3212-3030

Censura: 16 anos

Corra e compre logo o seu!

0 comentários:

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru