domingo, 16 de março de 2008

Fortaleza, como diria a emissora: Cultura, a gente vê por aqui!!!


A cultura se manifesta de várias formas e em vários lugares: Seja na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê... Fortaleza é uma cidade que respira e exala a cultura.

Os eventos, os passeios, cada um deles leva a uma cultura, que se completa em outra e por vai. Acho engraçado quando turistas vão à terra do sol e dizem que lá só tem uma praia, e é só uma! Será? Será? Bem, sendo objetivo, na realidade, Fortaleza sem contar as distantes que são loucas e merecem visita como Jericoacora, Morro Branco, Cumbuco e etc , tem duas praias, uma para o dia e outra para a noite, respectivamente, as Praias do Futuro e de Iracema. Enquanto uma oferece um mar delicioso combinado com boas barracas à outra oferece um excelente passeio noturno que conta com feira de artesanato, restaurantes, bares, artistas de rua e shows de humor. Qual cidade tem essa opção para os períodos diurno e noturno? Tá, várias devem ter, mas nesta, o charme é singular.

A propósito, os shows de humor são uma atração à parte na maravilhosa capital dos cabeças chatas, um dos maiores destaques na cultura cearense é tirar sarro de tudo e de todos, inclusive de si mesmo. Grande celeiro de comediantes como Aurineide, Raimundinha, Adamastor Pitaco, Rosicléia, Tiririca, Zé Modesto, Mastrogilda, Tom Cavalcanti e dos eternos Chico Anysio e Renato Aragão. As apresentações rolam no Teatro São José (praça Cristo Redemptor), Teatro do Humor e Lupus Bier (praia de Iracema), Barracas América do Sol, Chico do Caranguejo e Crocobeach (praia do Futuro), Pizzaria e Restaurante Shopping Pizza (Av. Washington Soares), só para citar os locais mais famosos, mas em cada canto de Fortaleza é possível curtir alguma apresentação.

No quesito música, a cidade tenta agradar aos gregos e troianos, nem sempre consegue, porque o típico forró comanda as noites, seguido pelo axé (bleargh) e o pagode. A contracultura polui todos os lugares que passa, isso é fato, mas por lá existe caminho para rock, dance, mpb, techno e outros estilos, é só cavucar nos roteiros de cultura. O ceará é responsável por talentos como Fagner, Belchior e Falcão, só para citar os mais conhecidos.


Na área de eventos, o reveillon deste ano teve Falcão, Paralamas e Alcione, só para corroborar a diversidade multicultural do cearense, por lá, o que tocar é festa, ainda bem que eu estava presente, foi muito louco, tirando os "bedubedubedibadá" da Alcione, ela não canta mais, só fica fazendo ruídos ao estilo Yabadabadoo dos Flinstones! Anualmente, geralmente no mês de outubro, realiza-se o festival Ceará Music (Marina Park), evento grandioso e obrigatório para os fãs de música boa. Quer dançar na noitada? O complexo Mucuripe Club (Travessa Maranguape ,108) com 05 ambientes, proporciona diversão ímpar. Agora seu o lance é forró, indispensável uma visita ao Pirata (Praia de Iracema), o local é conhecido pela melhor segunda-feira do mundo! Se é não sei, porque lá eu nunca fui, mas confira.

Cinema também é cultura! As salas do Complexo UCI/Severiano Ribeiro no Shopping Iguatemi são sensacionais, confortáveis, som envolvente e telas gigantes! O próprio passeio no shopping é bacana e diversificado, que conta com boa arquitetura e gente bonita. Se o seu lance é gastar, nas feiras de artesanato, Mercado Central, rua Monsenhor Tabosa e no centro da cidade a "gastança" será grande! Já lasquei meu bolso várias vezes.


Não esqueça dos museus, do forte, da ponte metálica, do teatro José de Alencar, do Beach Park (esse complexo aquático é tudo de bom!). Só para finalizar, já que nossa matéria precisa manter o foco na cultura, falarei agora do maravilhoso, sensacional e indispensável Complexo Cultural Dragão do Mar, que nada mais é: Biblioteca, livraria, exposições, teatro, cinema, shows, planetário, cafeteria e diversos eventos. Ufa! Lá é demais, demais, sou fanzaço, conta ainda com feiras de artesanato, bares, boates e restaurantes. Lá tem o bar do Bexiga e seu magnífico e delicioso chopp de vinho. Então, acho que por enquanto é só, provavelmente esqueci alguma coisa, pois o leque de opções é enorme.

E como essas férias me fizeram bem, afinal, "Eu acordo p'rá trabalhar, eu durmo p'rá trabalhar, eu corro p'rá trabalhar. Eu não tenho tempo de ter, o tempo livre de ser, de nada ter que fazer" (Paralamas do Sucesso, Capitão da Indústria). O único tempo que me resta sem correr, sem me afobar é o que utilizo quando estou em uma escada rolante. Obrigado Fortaleza e povo cearense pela hospitalidade e diversão, veremos agora, quando e aonde será o próximo especial de férias do Na Rota do Rock.

OBS: Se quiser ver as fotos com uma qualidade melhor, é só clicar nelas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cristiano excelente texto, retratando como Fortaleza é: uma cidade para todos e em todos os horários. Eu tinha receio de ir pra lá antes de conhecer em 2006. Mas estas férias só confirmaram o que eu tinha certeza. Eu e minha senhora, com certeza, mudaremos um dia p/ lá. Além dos motivos citado têm um importantissímo: a gastronomia. Seus bares e restaurantes são excelentes, citando o GEPPO'S, na av. Beira Mar.
DANILO Duff

Wellington disse...

Saudades de Fortaleza...
contando os dias para retornar.

Cristiano Porfirio disse...

Danilão e Well, temos q fazer o movimento, Fortaleza 2 - A missão, O Retorno!

Daniel Farinha disse...

É malandragem!! Fortaleza II em 2010!!

Janaína® disse...

hehehe amei a matperia sobre Fortaleza atá a volta Cris bj

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru